Prefeitura de Hortolândia inaugura parque adaptado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Evento ocorreu no Observatório Ambiental Parque Escola, no Jd. Santa Clara

Diversão para a família toda, atividades ao ar livre, apresentações artísticas e sensibilização do público sobre políticas públicas inclusivas. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesse domingo (03/12), foi marcado por mais uma ação promovida pela Prefeitura de Hortolândia por meio da campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura”. O evento, organizado pelo Departamento dos Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo, reuniu cerca de 600 pessoas, entre agentes públicos, entidades representativas e moradores da cidade, no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago II.

Durante a manhã desse domingo, o público que compareceu ao evento pôde apreciar as belezas naturais do parque socioambiental e se entreter com as atividades organizadas pela Prefeitura. A ação contou com a apresentação musical do Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Secretaria de Cultura, e de um grupo de percussão com instrumentos inclusivos, ligado à entidade social hortolandense “Luta Pela Vida”.

A inauguração do parque adaptado inclusivo às pessoas com deficiência se soma a outras intervenções de melhorias e revitalização executadas no Observatório Ambiental Parque Escola. A instalação dos equipamentos inclusivos foi uma proposição apresentada pela Secretaria de Governo por meio do segmento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. O objetivo é tornar acessível a prática esportiva para todos os públicos.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exalta as políticas inclusivas implementadas pela Administração Pública Municipal. "No Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Hortolândia vem cumprindo com o seu papel que é de cuidar das pessoas. Neste sentido, inauguramos mais um conjunto de brinquedos adaptados no município, desta vez no Observatório Parque Escola do Jardim Santa Clara do Lago. Além da inauguração, houve o ‘treinão’ da equipe Pernas Voluntárias, apresentação de balé adaptado, tenda de massagens e a apresentação do nosso Quinteto Cultura. Sem dúvida, foi uma manhã maravilhosa e que entra para a nossa história", comenta Zezé Gomes.

A assessora governamental do Departamento de Direitos Humanos, Adriana Ribeiro, destacas as ações organizadas pela Prefeitura. “O evento desse domingo compõe a ação Dias de Consciência, Ativismo e Cultura em comemoração a essa data tão significativa para o segmento das Pessoas com Deficiência. Além de contar com apresentações artísticas diversas, a ação marcou a entrega das pulseiras e cordões da campanha do ‘Girassol’, que tem o objetivo de sensibilizar o público sobre as doenças ocultas”, declarou Adriana Ribeiro.

A distribuição das pulseiras atende a uma legislação federal que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como identificação de pessoas com doenças ocultas, as que não podem ser percebidas de imediato. Ao todo, o Departamento de Direitos Humanos entregou 47 pulseiras e cordões de girassol. De acordo com o departamento, o propósito é promover a conscientização e reforçar a garantia de direitos, como o atendimento prioritário para pessoas com doenças ocultas, como surdez, autismo e deficiências intelectuais.

Além das atrações culturais, o público que compareceu ao OAPE participou da atividades recreativas organizada pelo Instituto Pernas Voluntárias, com o “Treinão Inclusivo” e o “Ballet inclusivo”. A presidente-fundadora do Instituto e assessora departamental do segmento das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Departamento dos Direitos Humanos, Cristiane Rocha, reforça a importância de se combater o capacitismo, que é a discriminação e preconceito social contra pessoas com deficiência. “Praticar a inclusão é algo que está no nosso sangue. Ver o sorriso no rosto das pessoas com deficiência e constatar que elas podem e devem fazer as atividades que quiserem é algo muito gratificante. A participação de 300 voluntários do Pernas Voluntárias foi, sem dúvida, muito importante para a realização desse evento”, complementa Cristiane.

Embora pensado em conscientizar o público acerca da temática da inclusão social para as pessoas com deficiência, o evento contou com a conscientização sobre a questão da violência contra a mulher por meio das campanhas “21 Dias de Ativismo” e “Laço Branco” promovidas pelo Departamento da Mulher.

As tendas instaladas pelo Programa Viva Mais, de iniciativa da Secretaria de Governo, promoveram o bem-estar e autoestima do público com as sessões de auriculoterapia e de maquiagem. Moradores inscritos no Viva Mais de Hortolândia encantaram o público com apresentação de dança do tipo flashback.