OAPE recebe a instalação de parque ao ar livre adaptado

Serviço da Prefeitura de Hortolândia tem o objetivo de incentivar a prática esportiva para todos

A revitalização, modernização e melhorias realizadas pela Prefeitura de Hortolândia no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara, continua. Uma das principais áreas públicas de lazer da cidade, agora, conta com parque adaptado inclusivo para PCD (Pessoas com Deficiência). A iniciativa tem como objetivo promover a prática esportiva para todos e incentivar o uso dos dispositivos com consciência.

"Agora, quem passa pelo OAPE, pode observar o novo parque ao ar livre adaptada. Pedimos que não haja atos de vandalismo, que a população nos ajude a preservar esta academia inclusiva. O incentivo para a prática esportiva de todos é importante e a preservação deve ser valorizada para o uso aconteça de maneira correta", observa o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Melhorias no OAPE

Além da instalação dos brinquedos inclusivos adaptados ao ar livre, no mês passado, equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram o reforço da pintura da ciclovia localizada dentro do parque. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o dispositivo possui aproximadamente 1.000 metros e, além da tradicional tinta vermelha, característica das ciclovias, o local também recebeu a pintura de pictogramas que organizam o fluxo.

O parque, que recebe, semanalmente, mutirão de limpeza, poda do mato e zeladoria. O OAPE fica localizado na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II. O espaço, modernizado recentemente inclusive com nova iluminação na tecnologia LED,  abre diariamente, de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h.

Áreas de lazer limpas, ampliadas e revitalizadas

Além da poda do mato e da limpeza periódica, o reforço na manutenção, embelezamento e revitalização das praças e parques da cidade estão intensificados, bem como a ampliação. Esta dinâmica faz parte do desenvolvimento da cidade inteligente e sustentável desde 2017. Neste período, receberam revitalização e manutenção as praças do "Pastel",  da "Penha" e “Diogo Cerdan” (Região do Jd. Nossa Senhora de Fátima), "Desbravadores" (Pq. Ortolândia), "Roxo" (Jd. N. Hortolândia/N. Sra. Auxiliadora), "Adelaide", "Malta", "Poderosa" (Jd, Rosolem) e do "Coreto" (Remanso Campineiro).

A Administração Municipal ainda ampliou a área do Parque Socioambiental Lago da Fé (Pq. Gabriel) e realizou ações de revitalização no Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central). As lagoas do Jardim Amanda e do Jardim São Bento também continuam a receber ações para limpeza e conservação. A Fazenda Gazzetta (Jd. Terras de Santo Antônio), também recebeu melhorias e abriga um núcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.