Novos integrantes eleitos do Conselho Municipal de Saúde tomam posse

Cerimônia realizada nesta segunda-feira (04/12) contou com presença do prefeito Zezé Gomes

O Conselho Municipal de Saúde é o órgão por meio do qual os moradores podem participar para melhorar a saúde do município. Os novos conselheiros eleitos tomaram posse nesta segunda-feira (04/12). A cerimônia contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e do secretário de Saúde, Dênis André José Crupe. Os novos integrantes foram escolhidos por meio da eleição realizada no dia 20 de outubro deste ano.

O chefe do Poder Executivo destacou que o conselho é importante para que o município melhorar políticas públicas na área de saúde. “O nosso objetivo, como gestor público, é cuidar de todos os moradores da cidade, em especial, daqueles que mais precisam. A Saúde é um dos setores mais importantes porque é nela que trabalhamos para salvar vidas e garantir melhor qualidade de vida para todos. Por isso, a participação do conselho é fundamental para que possamos avançar nas políticas públicas para garantir uma assistência em saúde de excelência”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Os integrantes eleitos cumprirão mandato para o biênio 2023-2025. De acordo com a Secretaria de Saúde, os novos conselheiros receberão uma capacitação no dia 18 deste mês. Os novos conselheiros iniciarão suas atividades no dia 1º de janeiro de 2024. O conselho é formado por 10 representantes da sociedade civil (usuários), 5 representantes do segmento trabalhadores da rede municipal de saúde e 5 membros indicados pela Administração Municipal, e os respectivos suplentes.

Regulamentado pela Lei Municipal nº 53, de 1993, o Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo, colegiado e permanente da Secretaria de Saúde. São atribuições competentes do órgão formular diretrizes, programas, elaborar metas e propor políticas públicas relacionadas a ações no âmbito da saúde. O conselho também atua diretamente na fiscalização do atendimento de saúde e acompanha as verbas que são encaminhadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e por meio de repasses de programas federais.