Campanha “Dias de Ativismo, Consciência e Cultura” promove evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste domingo (03/12)

Atividades terão início a partir das 7h30, no Observatório Ambiental Parque Escola, no Jd. Santa Clara do Lago II

A Prefeitura de Hortolândia promove, neste domingo (03/12), mais uma ação da campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura”. Celebrada em virtude do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o evento promoverá uma série de atividades inclusivas e recreativas ao público geral. O início das atividades está previsto a partir das 7h30, no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, 290, no Jd. Santa Clara do Lago II. O evento é uma organização da Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos, e conta, ainda, com o apoio do Departamento da Mulher e da Secretaria de Cultura.

Dar visibilidade às pessoas com deficiências e combater o capacitismo. Esse é o propósito do evento organizado em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (03/12). Entre as atividades programadas pelas equipes da Secretaria de Governo, o público poderá se informar, sensibilizar e se divertir com as diversas atividades recreativas que estimulam a inclusão social.

Uma dessas atividades é o “Treinão Inclusivo”, que será promovido pelo Instituto Pernas Voluntárias. A inclusão social também será manifestada por meio da música, com a apresentação de um grupo de percussão adaptada, representado pela entidade “Luta Pela Vida Hortolândia”. O público presente também poderá prestigiar uma apresentação de ballet inclusiva.

O evento em celebração ao Dia Internacional da Pessoas com Deficiência contará com dois momentos simbólicos. Primeiro, com o lançamento da ação “Cordão e Pulseira Girassol”, que sensibiliza o público sobre as deficiências invisíveis, com a entrega de cordões. O encontro também será marcado pela inauguração de brinquedos inclusivos no Observatório Ambiental Parque Escola.

A animação será garantida pelas apresentações musicais promovidas pela Secretaria de Cultura e pela dança de passinhos apresentada por membros do Projeto Viva Mais, vinculado à Secretaria de Governo. Além de se divertir, o público também poderá se sensibilizar sobre a temática da violência contra a mulher por meio da campanha “Laço Branco” e “21 Dias de Ativismo” promovidas pelo Departamento da Mulher de Hortolândia.

Proporcionar a inclusão social e estimular a proposição de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência é um dos compromissos da Administração Pública Municipal. Neste ano, a Prefeitura de Hortolândia implementou o Cadastro Municipal da Pessoa com Deficiência, que tem a finalidade de mapear as reais necessidades do segmento. Além disso, o Executivo Municipal realiza, nesta quinta-feira (30/11), a eleição dos membros do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência para o biênio 2023-2024.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Realização: “Dias de Ativismo, Consciência e Cultura”

Data: domingo, 03 de dezembro de 2023

Horário: a partir das 7h30