Escolas de Hortolândia recebem palestras da campanha “Ativismo, Consciência e Cultura”

Encontro com alunos da rede pública expõe o tema da Consciência Negra e do Empoderamento Feminino

A Prefeitura de Hortolândia segue promovendo a campanha “Ativismo, Consciência e Cultura – As Diferenças se Encontram no Respeito” em diferentes espaços públicos da cidade. Nessa quinta-feira (09/11), alunos da E.E. (Escola Estadual) Yasuo Sasaki participaram da palestra em virtude do Mês da Consciência Negra. O encontro também abordou a temática da violência contra as mulheres. Já nesta sexta-feira (10/11), a Prefeitura promove, na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, uma palestra com 400 bolsistas do Programa ACERTE (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), de iniciativa da Secretaria de Governo. As ações são promovidas pelo governo por meio do Departamento da Mulher e do Departamento de Direitos Humanos e pela Secretaria de Cultura.

O encontro realizado com os alunos da rede pública tem por objetivo ministrar uma palestra dividida em dois eixos temáticos. Primeiro, os estudantes aprendem sobre o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, momento em que são sensibilizados sobre questões étnico-raciais, racismo e as manifestações de preconceito. Já na segunda metade da palestra, o diálogo é direcionado prioritariamente às adolescentes por meio da apresentação da campanha “Laço Branco”, que alude à prevenção, combate e conscientização sobre a violência contra as mulheres. Por meio da explanação da diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, as meninas são encorajadas a buscar o empoderamento feminino ao conquistar espaços nos âmbitos profissionais e políticos, lutando pela igualdade de condições e de direitos. Nessa quinta-feira, a palestra na E.E. Yasuo Sasaki sensibilizou cerca de 350 pessoas, entre alunos e educadores. Durante o encontro, os participantes puderam compartilhar experiência e vivências.

A palestra ministrada com os alunos da escola Yasuo Sasaki contou, ainda, com uma apresentação do secretário adjunto de Cultura, Tim Mendes, que abordou a história do povo negro sob o fio condutor da música e dos diversos ritmos. A explanação dos aspectos culturais da consciência negra teve a participação do Quinteto Cultura, grupo musical promovido pela Prefeitura. Os alunos também puderam conhecer personalidades negras marcantes e importantes na história.

A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, comenta sobre o caráter abrangente das ações. “O objetivo dessa campanha mais ampla é mostrar que todas essas pautas estão interligadas, tanto em relação ao Mês da Consciência Negra quanto ao ativismo e cultura. Quando se tem consciência daquilo que faz, a pessoa se movimenta ativamente para mudar a realidade. Culturalmente, quebramos alguns paradigmas que foram enraizados e embutidos na sociedade como algo natural. Nosso propósito é quebrar todos os paradigmas e levar as pessoas a essa sensibilidade, se colocar no lugar do outro e mudar alguns comportamentos que são reproduzidos historicamente”, afirma Josefa.

Ao longo de 40 dias, a Prefeitura de Hortolândia organiza uma série de ações em espaços públicos com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a Consciência Negra e o combate à violência contra as mulheres. Por meio de palestras, rodas de conversas, atividades culturais diversas e blitz em vias públicas, a Prefeitura projeta alcançar cerca e 10 mil pessoas. As ações acontecem em virtude do Mês da Consciência Negra e do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. O conjunto de atividades organizadas pela Prefeitura ao longo do mês pode ser consultado por meio deste LINK.