Trabalhadores de cooperativa de Hortolândia recebem orientações sobre saúde e Consciência Negra

Ação foi promovida pela Prefeitura de Hortolândia em virtude das campanhas “Novembro Azul” e “Consciência, Ativismo e Cultura”

A Prefeitura de Hortolândia promoveu, nessa terça-feira (07/11), uma palestra com trabalhadores da COOPERUNI (Cooperativa de Produção, Coleta, Manuseio, Processamento e Comercialização de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis Unidos Para Vencer), no Parque Peron. O encontro, organizado pelas secretarias de Meio Ambiente e de Governo, por meio dos Departamentos de Direitos Humanos e do Departamento da Mulher, aludiu aos temas da Campanha municipal “Consciência, Ativismo e Cultura – As Diferenças se Encontram no Respeito”, idealizada em virtude do Mês da Consciência Negra e do combate à violência contra as mulheres.

O banner da campanha “Consciência, Ativismo e Cultura” utilizado no encontro com os trabalhadores da cooperativa ilustrou a proposta da palestra. Por meio da imagem de um punho fechado, símbolo mundialmente conhecido por representar a resistência, o Departamento da Mulher expôs a temática da violência contra as mulheres, além de explicar a importância do Mês da Consciência Negra. A diretora do Departamento da Mulher de Hortolândia, Josefa Teixeira, apresentou a rede de proteção disponível no município, convidando os presentes a conhecerem seus direitos. Josefa também comentou sobre as ações programadas pelo Departamento em virtude da campanha, como a apresentação musical “Grupo Samba Moleca”, que será realizada no dia 23 de novembro no Museu “Estação Jacuba”. O conjunto de atividades organizadas pela Prefeitura ao longo do mês pode ser consultado por meio deste LINK.

Além de serem conscientizados sobre as campanhas em alusão ao Mês da Consciência Negra e ao combate da violência contra a mulher, os trabalhadores receberam orientações sobre cuidados com a saúde. As dicas foram compartilhadas pela convidada especial, Elisângela Chamone, enfermeira vinculada à Secretaria de Saúde. Entre as orientações, as mulheres puderam conhecer dicas para prevenir o câncer de mama, como a realização do autoexame e da visita regular ao ginecologista. Já os homens ouviram sobre as ações programadas pela Prefeitura em virtude da campanha “Novembro Azul”, que alude à prevenção do câncer de próstata.

Consulte a programação preparada pela Secretaria de Governo durante a campanha “Dias de Consciência, Ativismo e Cultura 2023”

Palestras ministradas pelo Departamento da Mulher, Departamento de Direitos Humanos e Secretaria de Cultura

09/11, às 13h - E.E “Yasuo Sasaki”

10/11, às 8h - EMEF “Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim”