Hortolândia participa de encontro regional do Selo Paulista de Longevidade

O evento organizado pelo Governo Estadual fomentou o debate de políticas públicas voltadas aos idosos

A Prefeitura de Hortolândia participou, nessa quinta-feira (19/10), do encontro regional sobre o Selo Paulista de Longevidade, programa do Governo Estadual voltado às Políticas Públicas para a melhor idade. Ao todo, 35 municípios integrados à Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) participaram da reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Piracicaba. A Prefeitura de Hortolândia foi representada pelo segmento da Pessoa Idosa do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo.

O Selo Paulista de Longevidade integra as políticas públicas promovidas pelo programa “São Paulo Amigo do Idoso”, de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. A proposta do encontro é fomentar a boa prática de ações voltadas às pessoas idosas por parte dos municípios, ao fortalecer a garantia dos direitos dos idosos e promover o envelhecimento saudável. Durante o encontro regional, os munícipios participantes discutiram etapas como avalição, formação de agenda, formulação de políticas, processo de tomada de decisão e implementação de políticas públicas voltadas às pessoas idosas. O evento contou com apresentações culturais, exposição de serviços voltados às pessoas idosas, compartilhamento de ações promovidas pelos municípios e uma palestra com a socióloga e coordenadora do Programa “São Paulo Amigo do Idoso”, Daniele Ribeiro.

O assessor departamental do segmento da Pessoa Idosa do Departamento dos Direitos Humanos de Hortolândia, Evandro Ferreira Amaral, exalta a troca de experiências promovida pelo encontro regional. “Nós entendemos que cuidar da pessoa idosa requer a construção de políticas públicas contínuas e de atitudes diárias para promover o envelhecimento saudável da população. Por isso, nesse sentido, participar desse encontro foi muito gratificante. A integração com outras cidades nos permitiu conhecer ações adotadas pelos nossos vizinhos e compartilhar o lema de Hortolândia, que é priorizar o cuidado com as pessoas”, analisa Evandro, ao destacar a parceria da Prefeitura com o Governo Federal e Estadual para promoção de políticas públicas voltadas aos idosos.

Sustentado em quatro pilares, o Programa “Amigo do Idoso” prevê ações baseadas no envelhecimento ativo, conceito definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Portanto, durante o encontro, foram apresentados os eixos temáticos “Proteção”, “Saúde”, “Participação” e “Educação”, que discutem temas relativos ao idosos nos âmbitos da seguridade social, dignidade humana, prevenção de doenças e serviços sociais, entre outras áreas.

Com o objetivo de fomentar a longevidade e proteger o sistema de direitos das pessoas idosas no município, a Prefeitura de Hortolândia promove uma série de ações voltadas ao segmento. Neste ano, o Departamento de Direitos Humanos visitou vários espaços públicos, entre unidades de saúde, entidades de assistência social, equipamentos públicos e vias da cidade, para apresentar a rede de proteção à pessoa idosa, distribuir materiais impressos e discutir os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso. Além disso, a Secretaria de Governo promove diversas ações recreativas e de bem-estar à pessoa idosa por meio das duas unidades do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Uma dessas ações foi o baile de forró promovido pelo CCMI Remanso em celebração ao Dia Internacional do Idoso.