Segmento da Pessoa Idosa de Hortolândia promove palestras pela cidade

Encontros foram realizados em celebração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 01 de outubro

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do segmento das Políticas Públicas para Pessoa Idosa do Departamento dos Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo, mobilizou, nesta semana, palestras com idosos da cidade. As ações foram realizadas em virtude do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de outubro. Os encontros foram promovidos nas unidades dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Rosolém e do Jd. Novo Ângulo.

Durante os encontros, os idosos foram informados sobre os serviços e equipamentos públicos disponíveis em Hortolândia para a melhor idade, como a farmácia popular, a isenção no transporte público e as diversas atividades realizadas nos CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso e do Jd. Amanda. O bate-papo também teve por objetivo promover a autoestima e estimular o protagonismo da pessoa idosa. À luz da Lei Federal 10.741, que institui o Estatuto do Idoso, o Departamento de Direitos Humanos expôs os principais direitos da pessoa idosa e apresentou a rede de acolhimento à pessoa idosa no município. Ao final das palestras, todos os participantes receberam uma cartilha com informações sobre os direitos da melhor idade, dicas para qualidade de vida e telefones úteis dos órgãos públicos. Desde maio deste ano, a Prefeitura de Hortolândia realizou a distribuição de mais de 3.800 cartilhas sobre os direitos da pessoa idosa no município. O material foi distribuído em espaços públicos diversos, como igrejas, unidades de saúde, CCMI e em vias públicas.

O assessor departamental das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa do Departamento de Direitos Humanos, Evandro Ferreira Amaral, avalia positivamente a ação com os idosos. “A nossa ideia foi levar uma reflexão sobre a necessidade e a urgência que a sociedade precisa ter com as Políticas Públicas com os idosos. Nessas palestras, abordamos temas como a importância dos idosos respeitarem suas limitações e aprenderem a envelhecer de maneira saudável. Por isso, falamos sobre a necessidade de ter uma vida ativa, praticar exercícios físicos regularmente e praticar uma alimentação balanceada. A educação sobre a melhor idade é papel de todos, para que possamos aprender com a voz da experiência e proporcionar qualidade de vida aos idosos”, explica Evandro Amaral.

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela ONU em 1990 com o objetivo de tornar o debate sobre o envelhecimento um tema global e estimular os países a adotarem políticas públicas que valorizem e garantam os cuidados da pessoa idosa.