Violência contra idosos é tema de roda de conversa, em Hortolândia

Encontro foi realizado em virtude da campanha junho violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nessa terça-feira (27/06), uma roda de conversa com idosos inscritos no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda. O encontro, promovido pelo órgão vinculado à Secretaria de Governo, reuniu cerca de 50 idosos em um bate-papo sobre os diferentes tipos de violência contra a melhor idade.

Durante o encontro, a coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, expôs os cinco tipos mais comuns de violência aos quais os idosos estão sujeitos: violência física (uso intencional da força física para agredir a pessoa idosa), violência psicológica (danos psicológicos ao idoso por meio do abuso emocional, desvalorização moral e violação à autodeterminação), violência institucional (omissão ou recusa no atendimento à pessoa idosa em repartições públicas ou privadas), violência patrimonial (prejuízos aos bens e pertences do idoso) e violência financeira (apropriação indevida do salário ou rendimentos).

Segundo Josiane Crepaldi, a escolha dos tipos de violência abordados na roda de conversa buscou contemplar experiências vivenciadas pelos idosos. “Muitas dessas violências que foram discutidas neste encontro chegaram até nós por meio de relatos dos próprios idosos. São situações do dia a dia vivenciadas na rua, nos espaços públicos e, na maioria das vezes, no próprio ambiente domiciliar. Alguns dos nossos inscritos se surpreenderam por identificar tipos de violências a quais estão sujeitos, mas que desconheciam, como a violência financeira, por exemplo, que acontece quando o filho ou neto se apropria do cartão de crédito do idoso ou, até mesmo, de parte do salário, da aposentadoria. Além das violências discutidas, existem outros tipos de atitudes que violam a autodeterminação da pessoa idosa, como a negligência, o abandono e a discriminação.  Este encontro é importante para conscientizar todos os idosos sobre os tipos de violência e instruí-los como se defender e procurar ajuda”, explica Josiane.

O morador do Jd. Amanda II e inscrito no CCMI do bairro, Valdeir Pereira, é um dos participantes que se surpreendeu durante o encontro. “Eu gostei muito da nossa conversa. Eu já conhecia algumas dessas violências, por experiência de vida, mas acabei conhecendo outras”, conclui. A inscrita no órgão, Cleusa Maria de Souza, também avalia positivamente a roda de conversa. “Eu achei maravilhoso esse encontro, foi muito proveitoso. Eu não conhecia algumas das violências, como a patrimonial e a institucional. É muito importante ter contato com nossos direitos. Muitas dessas violências acontecem sem percebermos, como um xingamento ou uma ofensa verbal, que ferem muito mais do que um tapa”, avalia.

Após a realização da roda de conversa, os participantes receberam uma cartilha com informações sobre os principais direitos da pessoa idosa. Produzido pelo Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Governo, o guia discorre sobre o Estatuto do Idoso, com informações sobre direitos em educação, saúde, transporte, assistência social, cultura, esporte e lazer. Além disso, a cartilha apresenta dicas para o envelhecimento saudável, a partir de hábitos como praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada. Os idosos também foram instruídos sobre os canais de atendimento dos órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura de Hortolândia disponíveis aos idosos da cidade.

O Assessor Departamental do Setor do Idoso do Departamento de Direitos Humanos, Evandro Ferreira Amaral, acredita que a cartilha traduz o compromisso da Prefeitura em cuidar das pessoas idosas. “O Brasil caminha para ser um país majoritariamente formado por idosos. Em Hortolândia, a parcela da população na melhor idade é muito expressiva, com algo em torno de 28 mil pessoas nessa faixa etária. Pensando nisso, o Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura propõe Políticas Públicas com a finalidade de apresentar melhorias para os idosos, estimulando condições de uma vida mais saudável, longeva e de qualidade. Esta cartilha, além de apresentar informações importantes sobre os direitos da pessoa idosa, contém, também, dicas muitos simples para cultivar uma vida mais feliz, recomendando atitudes simples como sorrir ou praticar caminhadas”, finaliza Evandro, ao sugerir que os idosos apresentem a cartilha sempre quando sentirem seus direitos violados.

Nesta quarta-feira (28/06), o Setor de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa realizou a distribuição das cartilhas na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Jorge.

Pessoas que vivenciarem ou testemunharem situações de violência ao idoso podem entrar em contato com a Prefeitura de Hortolândia pelos canais abaixo;

Centro de Convivência da Melhor Idade – Remanso

Endereço: Rua Euclides Pires de Assis, 200