1a turma da Guarda Municipal de Hortolândia celebra 30 anos de formação

Prefeito José Nazareno Zezé Gomes visitou a sede da corporação, nesta quinta-feira (21/09), para parabenizar os integrantes das forças municipais de segurança

O ano de 2023 é de celebração para a GM (Guarda Municipal) de Hortolândia. Marca os 30 anos de existência da corporação, criada formalmente em três de junho de 1993 por meio da Lei Municipal 035/1993. Nesta sexta-feira (22/09), a comemoração é pelas três décadas de formação da primeira turma de servidores da segurança, via concurso público.

Para marcar a data, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, visitaram a sede da GM de Hortolândia a fim de parabenizar os membros das forças municipais de segurança pelos serviços prestados, neste período.

“A história da Guarda Municipal está intrinsecamente ligada à trajetória do nosso município. A corporação completa 30 anos e chega em 2023 moderna e atuante para melhor servir a comunidade hortolandense. Lá em 1993, a Guarda sofria com a falta de infraestrutura que imperava em nossa cidade, prejudicando o atendimento às pessoas que mais precisavam de ajuda. Passadas essas três décadas, Hortolândia é uma das melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas e vem investindo pesado em segurança e em melhores condições para a Guarda Municipal. A tecnologia passou ser uma aliada, com a adoção de câmeras inteligentes com reconhecimento das placas dos veículos. Celebrar os 30 anos é reconhecer todo o trabalho desenvolvido por esses homens e mulheres, que deixam as suas famílias para proteger as nossas famílias. Tenho um grande respeito e admiração por todos os guardas da corporação. Em breve, novos patrulheiros serão integrados por meio de concurso público. Que venham os próximos 30 anos e que a Guarda Municipal possa continuar sendo esse sinônimo de comprometimento e trabalho para o povo de Hortolândia”, afirmou Zezé Gomes.

Um dos integrantes da primeira turma, formada por 55 servidores, é o GM Paulo Cândido, ainda na ativa. Ingressou com 23 anos de idade, atuou em várias frentes, dentre elas a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Hoje, está à frente do Controle Operacional da GM. Em 2024, prepara-se para deixar o serviço público, via aposentadoria. Para ele, o saldo destes anos de serviço é positivo.

“Admiro muito o trabalho que temos realizado, representando Hortolândia como GMs. Aprendi muito ao longo destes 30 anos. É muito gratificante e agradeço a Deus pelo trabalho que realizamos diariamente. Estou muito realizado. A cada dia aprendo coisas novas. Aos colegas que vão ingressar agora, no novo concurso, recomendo que tenham a mente aberta e sejam eles mesmos. Aprendam a se relacionar com a equipe. A eficácia vem com o tempo. Trabalhamos com vidas e isso não admite falhas. É preciso ter preparo físico e mental e se esforçar para ser melhor. É preciso estudar sempre, buscar novos conhecimentos e dar o melhor de si, pois a GM é uma instituição séria. Agradeço a todos os que já fizeram parte e que ainda estão ingressando na Administração Municipal, que, a cada dia, valoriza mais o nosso trabalho. Isso faz a diferença no dia a dia”, comenta o GM Paulo.

Com muitos dos integrantes da 1ª turma se aposentando, a Prefeitura trabalha para contratar mais 30 servidores efetivos, que ingressarão na carreira na Especialidade 4ª Classe, também por meio de concurso público, em fase final de realização pela Administração Municipal.

Atualmente, o efetivo da GM conta com viaturas para o patrulhamento, uma delas adaptada para a equipe do Canil Municipal. Além disso, na Central de Monitoramento, a equipe monitora imagens capturadas por 24 faixas do sistema OCR (Optical Character Recognition), que funciona como uma espécie de “scanner”, reconhecendo placas e características de veículos. Estas câmeras são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento. Os equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados.

Além destas, a GM realiza uma série de serviços e atividades estratégicas. São elas, de acordo com a Secretaria de Segurança: ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Ronda Escolar; RPS (Viaturas de Patrulhamento Preventivo); Controle operacional com sistema de rádio comunicação, telefonia e monitoramento na Central de Operações e na CIMH (Central Integrada de Monitoramento de Hortolândia), com a presença da GM 24 h/dia; Departamento de Corregedoria da Guarda Municipal; Setor de Desenvolvimento e Ensino; Setor Estratégico e de Inteligência; Setor da Guarda Municipal; Grupamento Ambiental e Canil.

“Eu me sinto honrado pela gestão do nosso prefeito Zezé Gomes, por eu estar hoje na pasta da Segurança e ter o privilégio de trabalhar com esta corporação, que ao longo dos 30 anos de existência, cuida e zela com maestria da segurança e bem-estar da população hortolandense”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o "Dr. Jold".