Hortolândia realiza teste físico para candidatos à Guarda Municipal, neste domingo (20/08)

Concurso homologou edital para os cargos de agente de políticas públicas, professores e médicos de várias especialidades

O Concurso Público da Prefeitura de Hortolândia homologou, nessa quarta-feira (16/08), o edital dos cargos de agente de políticas públicas, médicos e professores de diversas especialidades. A partir da homologação, os candidatos aprovados no certame aguardam a convocação por parte do Departamento de Gestão de Pessoal, vinculado à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. A convocação será publicada no Diário Oficial. Já os candidatos aprovados na etapa objetiva do concurso da Guarda Municipal de Hortolândia aguardam, ainda, a realização do TAF (Teste de Aptidão Física), programado para este domingo (20/08), no campo de futebol do Remanso, localizado na Rua Amélia Camargo Blumer, nº 73, no Remanso Campineiro. Tanto a homologação do concurso quanto a convocação para o exame físico da Guarda Municipal podem ser consultados pelo site da SHDias Consultoria e Assessoria, banca organizadora do concurso, por meio deste LINK.

Dividido em três exercícios físicos, o Teste de Aptidão Física busca avaliar os candidatos nos exercícios de abdominais do tipo remador, corrida sprint de 50 metros e corrida do tipo atlética com duração de 12 minutos. As notas dos candidatos oscilam entre 0 a 300 pontos de acordo com os critérios de avaliação de cada exercício, o sexo e a idade dos candidatos. Enquanto as abdominais consideram a quantidade de repetições, a corrida de 50 metros avalia o tempo de execução em centésimos de segundos. Já a corrida de 12 metros examina a distância percorrida pelo candidato. Ao todo, 263 candidatos foram aprovados para o TAF, dos quais 154 homens e 109 mulheres. Com a realização do concurso, a Guarda Municipal de Hortolândia contará com mais 30 servidores efetivos na corporação, que ingressarão na carreira na categoria Especialidade 4ª Classe.

Homologado nessa quarta-feira (16/08), o edital 001/2023 do Concurso Público seleciona 10 candidatos para os cargos de Agente de Políticas Públicas e 30 para os cargos de professores e médicos de várias especialidades. Na área da educação, foram selecionados candidatos para atuarem nas especialidades de nível básico na Educação Física, Artes, Educação Especial, Educação Infantil, História, Língua Inglesa, Matemática, Música, Português, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Já especialidades médicas foram selecionados candidatos das áreas de dermatologia, gastroenterologia, ortopedia, pneummopediatria, psiquiatria infantil, reumatologia e urologia.

Dicas para realização do Teste de Aptidão Física

Para participar do Teste de Aptidão Física, a banca organizadora determina que os candidatos compareçam ao local de avaliação vestindo roupas adequadas para a prática esportiva, como shorts, camisetas, bermudas, agasalho e tênis. Além disso, os concorrentes às vagas da Guarda Municipal de Hortolândia devem apresentar, no dia do teste físico, documento de identificação com foto e um atestado médico, emitido há no máximo 30 dias da data de realização do TAF, em que conste a aptidão para a prática de exercícios físicos. A banca organizadora do concurso público orienta, ainda, que não haverá mudança da data do exame físico em decorrência de alterações físicas, psíquicas ou orgânicas, mesmo que temporárias, com exceção das gestantes, que poderão solicitar data alternativa para realização do TAF mediante apresentação de atestado médico.