Prefeitura de Hortolândia realiza 1º Torneio Escolar de Futsal

Campeonato interescolar reuniu estudantes do Ensino Médio de dez unidades de ensino

A Prefeitura finalizou, nesse sábado (26/08), o 1º Torneio Escolar de Futsal de Hortolândia. Uma iniciativa do segmento das Políticas Públicas para Juventude do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo, o campeonato de futsal reuniu estudantes do Ensino Médio de dez unidades de ensino da cidade, entre as quais oito Escolas Estaduais, a ETEC (Escola Técnica) e o Instituto Federal. Os jogos das finais, realizados no Ginásio Victor Savala, consagraram campeãs a E.E (Escola Estadual) Honorino Fabbri, na categoria feminino, e a E.E Maria Antonietta Garnero La Fortezza, na categoria masculino.

Com a primeira fase realizada nos dias 22 e 24 de agosto, o 1º Torneio Escolar de Futsal mobilizou adolescentes entre 15 e 17 anos matriculados no Ensino Médio de dez unidades de ensino de Hortolândia. Pelo sistema mata-mata, o torneio selecionou quatro equipes de cada categoria para as semifinais, realizadas no sábado. Os confrontos diretos decidiram, ainda no sábado, os finalistas do torneio. Enquanto alunas do Instituto Federal enfrentaram as jogadoras da escola Honorino, a final do masculino foi travada pelas escolas Maria Lôbo e La Fortezza. O torneio contou com o apoio da Secretaria de Esportes, que providenciou a premiação aos estudantes. Além das medalhas para todos os participantes das finais, a competição premiou com troféus os campeões das duas categorias.

O assessor do segmento de Políticas Públicas para Juventude do Departamento de Direitos Humanos, Daniel Anselmo, justifica a realização do evento esportivo com alunos da rede estadual de ensino. “As escolas manifestaram muita satisfação por participarem deste que é o primeiro torneio escolar de futsal realizado em Hortolândia pela Prefeitura. A iniciativa em realizar esse torneio surgiu de algumas demandas que ouvimos nas escolas estaduais. O setor da Juventude entende que, mesmo que as escolas estaduais não sejam administradas pela Prefeitura, os estudantes são jovens hortolandenses. Como a missão do segmento da Juventude é fomentar políticas públicas para todos os jovens de Hortolândia, nós propusemos a realização desse torneio nas escolas estaduais. Além de incentivar a prática esportiva no ambiente escolar, esse torneio é ainda mais representativo por ter sido realizado em agosto, quando celebramos o mês da Juventude. Nossa expectativa em relação à segunda edição do torneio, programada para agosto do ano que vem, é que mais escolas estaduais participem, já que a avaliação por parte dos alunos, professores e diretores foi muito positiva”, avalia Anselmo, ao destacar o apoio da Diretoria Regional de Ensino na articulação da reunião com as unidades de ensino da rede estadual, momento em que o segmento da Juventude de Hortolândia convidou as escolas a participarem do torneio.

Além da premiação, os alunos que participaram do torneio de futsal contaram com auxílio no transporte e alimentação nos dias de jogo.

Conheça as escolas que participação do 1º Torneio Escolar de Futsal de Hortolândia:

MASCULINO

Campeã: E.E. Maria Antonietta Garnero La Fortezza