Hortolândia participa de encontro sobre Direitos Humanos e Saúde

Evento reuniu mais de 30 municípios de todas as regiões do país

A Prefeitura de Hortolândia participa, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/08), da 3ª edição do “Reflexões sobre o Futuro das Cidades”, realizado em Campinas. Com o objetivo de debater questões sobre saúde e direitos humanos, o encontro, organizado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), reúne mais de 30 municípios de todas as regiões do país. A Prefeitura de Hortolândia é representada no evento pelas equipes técnicas da Secretaria de Saúde e do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo.

Pela primeira vez sediado no estado de São Paulo, o encontro é promovido três vezes ao ano pela FNP com o objetivo de reunir municípios brasileiros para o debate e discussões técnicas acerca de temas relevantes para a sociedade. O encontro, que já debateu assuntos como Economia Verde e prevenção e gestão de desastres naturais, discute, nesta edição, as Políticas Públicas para promoção dos Direitos Humanos nas cidades e as boas práticas na gestão pública no âmbito da Saúde. O uso de tecnologias digitais, financiamento da saúde, consórcio público em saúde e regulamentação do piso salarial da enfermagem são alguns dos tópicos em pauta. Nesta sexta-feira, os mais de 130 participantes do encontro, entre gestores, secretários municipais e prefeitos, realizam uma visita técnica a uma obra da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) para discutir alternativas sustentáveis e redução de custos no saneamento básico dos municípios.

Para a diretora do Departamento de Direitos Humanos, Marlene Batista, a participação de Hortolândia no encontro favorece o intercâmbio entre os gestores municipais, possibilita o contato com políticas públicas adotadas em outros municípios e permite que a cidade exponha os avanços nos âmbitos da saúde e Direitos Humanos. “Um evento da Frente Nacional de Prefeitos abordando saúde e Direitos Humanos é crucial para fomentar discussões e soluções voltadas ao bem-estar da população. Isso promove o compartilhamento de experiências entre gestores municipais, impulsiona políticas públicas eficazes e fortalece a cooperação para enfrentar desafios complexos, garantindo a equidade, dignidade e qualidade de vida dos cidadãos”, comenta Marlene.

Como forma de discutir temas relevantes para a gestão do município, promover o intercâmbio de ideias e fomentar a criação de novas redes de contatos com gestores públicos e privados, a Prefeitura de Hortolândia participou, neste ano, de outros encontros para discutir temas importantes para a gestão dos municípios. Em junho, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, participou do Congresso Internacional de Mobilidade Urbana, em Barcelona. No mesmo mês, Hortolândia foi representada no Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais da Juventude, em Brasília, e no “Conexidades”, evento organizado pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), em Jundiaí. Neste mês, membros do Conselho Municipal da Juventude de Hortolândia representaram a cidade no 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo, também realizada em Jundiaí.