Hortolândia encerra participação no “Conexidades”, encontro nacional de agentes públicos e privados

Durante evento, município expôs potencial na fabricação de pão de queijo

A Prefeitura de Hortolândia encerrou, nesse sábado (17/06), a participação na 6ª edição do “Conexidades”, evento realizado pela entidade “Multiplicidades” em parceria com a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). O encontro realizado em Jundiaí, que reuniu gestores das esferas públicas e privadas de todo território nacional, contou com a participação do Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes.

Entre as principais propostas do evento, a 6ª edição do “Conexidades” buscou discutir temas relevantes para a gestão dos municípios, promover um ambiente de intercâmbio de ideias e favorecer a criação de novas redes de contatos entre os gestores públicos e privados. Ao todo, o evento, realizado entre os dias 13 a 17 de junho, reuniu 162 palestrantes, que expuseram temas como reconstrução educacional, ferramentas digitais para o agronegócio, acessibilidade, consórcios públicos, turismo, reforma tributária, eleições municipais, entre outros temas de relevância para a gestão das cidades. Em um dos estandes sobre o desenvolvimento econômico e atrações turísticas das cidades, Hortolândia expôs o potencial na fabricação de pão de queijo. A empresa convidada para representar a cidade e as indústrias locais foi a Pozzeli Alimentos.

Presente nos debates sobre segurança pública, planejamento estratégico regional e inovações tecnológicas para as cidades, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, avalia de forma positiva a participação do município no evento. "A participação de Hortolândia no Conexidades foi extraordinária e segue o trabalho desenvolvido pelo nosso governo de construção de uma cidade inteligente e sustentável. Durante a feira, conseguimos apresentar aspectos positivos, além de buscar intercâmbio com outras experiências bem sucedidas em outros municípios paulistas. Atualmente, Hortolândia vem se tornando rota obrigatória de novos investimentos e boa parte desse sucesso se deve por conta da infraestrutura que conseguimos implantar ao longo dos anos. Demonstrar esse atrativo é fundamental para que possamos avançar ainda mais na atração de grandes investimentos e na conquista de mais qualidade de vida para a nossa população", avalia Zezé Gomes.

Colaborar para a criação de políticas públicas que agreguem na qualidade de vida dos municípios brasileiros é a grande motivação do “Conexidades”, como explica a coordenadora-geral do evento, Silvia Melo. “Para nós é de grande valia e extrema importância ter a participação maciça dos municípios em discutir o municipalismo. Então, ter exposições dos municípios, como Hortolândia, para nós é uma grande honra. Essa foi uma oportunidade de cada município mostrar seus potenciais econômicos, turísticos, entre tantos outros fatores de produção das cidades. A cada edição do evento, aprimoramos as atividades, os temas discutidos, a fim de que os gestores públicos possam levar para as cidades conhecimentos para tornar o Brasil um país melhor”, conclui.

Realizado pela primeira vez em 2018, o “Conexidades” reuniu, nas últimas cinco edições, mais de 9 mil participantes, representantes de 852 municípios de 21 estados brasileiros. Ao todo, com a edição deste ano, mais de 400 expositores já passaram pelo evento. Neste ano, a novidade foi a implementação do “Conexidades Mulher”, com um pavilhão dedicado à exposição de temas relevantes para o universo feminino, como o estande “O Papel da Mulher Na Sociedade e o Enfrentamento através das Leis”. O evento também inovou ao promover, ao final de cada dia, o diálogo municipalista, espaço reservado para prefeitos e vereadores debaterem ideias e tirarem dúvidas sobre temas diversos da gestão pública.