Paço Municipal de Hortolândia recebe iluminação especial para Campanha “Agosto Lilás”

Campanha pelo fim da violência contra a mulher já alcançou mais de 3 mil pessoas com ações em escolas, unidades de saúde e vias públicas

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo, completa, nesta quinta-feira (10/08), dez dias de ações da campanha “Agosto Lilás”. Durante as duas primeiras semanas da campanha temática que tem por objetivo conscientizar, prevenir e combater a violência contra a mulher, a equipe do Departamento da Mulher visitou escolas, unidades da saúde, centros de assistência social e vias públicas em diferentes regiões da cidade. O Paço Municipal “Palácio das Águas” segue iluminado, neste mês de agosto, com a cor lilás em alusão à campanha.

Regulamentada pela lei federal nº 14.448 de 2022, a campanha “Agosto Lilás” promove uma série de ações em âmbito nacional para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentar as diversas formas de violência contra a mulher. Em Hortolândia, a campanha mobiliza assistentes sociais, psicólogas, educadoras, profissionais da saúde, advogadas e representantes da sociedade civil na promoção de ações em diversos espaços públicos da cidade. Desde o dia 01 de agosto, quando do lançamento da campanha com a iluminação da Ponte Estaiada com a cor lilás, o Departamento da Mulher promoveu palestras e rodas de conversas em Escolas Estaduais, no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), na USF (Unidade da Saúde da Família) do Figueira e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jd. Novo Ângulo. Na segunda-feira (07/08), servidores públicos municipais endossaram a campanha em ação realizada no Paço Municipal “Palácio das Águas” em virtude do aniversário de 17 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, com apoio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal. Além de divulgar a campanha em veículos de comunicação da cidade, o Departamento da Mulher também promoveu a distribuição de materiais impressos e laços da cor lilás a motoristas e pedestres em vias públicas. Segundo o órgão, nos dez primeiros dias da campanha, mais de 3 mil pessoas foram alcançadas.

Nesta quinta-feira (10/08), a equipe do Departamento da Mulher promoveu uma roda de conversa no CCS (Centro de Convivência Social) do Jd. Rosolém. A diretora do órgão, Josefa Teixeira, avalia o impacto da campanha nos diversos bairros da cidade. “Nesta quinta-feira, no CCS do Jd. Rosolém, conversamos com 70 mulheres, das quais a maioria eram idosas. Dividimos a roda de conversa em duas partes. Na primeira, nossa advogada, Drª Eliane Daluio, comentou o aspecto legal da campanha, expondo os direitos das mulheres e a rede de apoio disponível na nossa cidade. Ela também especificou as diversas formas de violência que acometem o público feminino. Em um segundo momento do encontro, refletimos sobre as conquistas históricas e recentes das mulheres, como a governabilidade sobre o próprio corpo, a emancipação política e ascensão profissional. Durante as ações realizadas nas escolas, ouvimos diversos depoimentos de mulheres e, até mesmo, meninas sobre episódios de violência no círculo familiar. Muitas delas nos procuram, ao final das palestras, para pedir orientações sobre como lidar com casos reais vivenciados por elas ou por mulheres do núcleo familiar”, explica Josefa, ao enfatizar que, em todas as ações, o Departamento da Mulher distribui materiais impressos informativos sobre a campanha e com informações de contato da rede de apoio formada ao atendimento de mulheres por meio dos departamentos, órgão e secretarias municipais.

Com o objetivo de alcançar cerca de 10 mil pessoas até o final do mês por meio de 70 ações realizadas em todas as regiões da cidade, o Departamento da Mulher de Hortolândia programa, ainda, uma série de eventos no município. Além das palestras com o tema “Vire a página e escreva uma nova história” programadas nas unidades de saúde, escolas, órgãos assistenciais e nas Organizações da Sociedade Civil, o departamento realizará, no dia 20 de agosto, uma panfletagem no Jd. Amanda. No dia 21 de agosto, idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso participarão de uma peça teatral em alusão à campanha. Já no dia 26 de agosto, a Prefeitura de Hortolândia apoiará a carreata organizada pelas PLPs (Promotoras Legais Populares).

Consulte a programação completa da Campanha “Agosto Lilás” clicando neste LINK.