Hortolândia promove o Dia D da Campanha “Agosto Lilás”, nesta segunda-feira (07/08)

Servidores públicos municipais são convidados a vestir lilás, para lembrar importância da data

Servidores públicos da Prefeitura de Hortolândia participam, nesta segunda-feira (07/08), do Dia D da Campanha "Agosto Lilás". Organizada pelo Departamento da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Governo, a campanha alude à prevenção, conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher. A ação interna, realizada nos prédios públicos da cidade, inclusive no Paço Municipal “Palácio das Águas”, acontece em virtude do aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha. Como forma de demonstrar apoio à campanha, os servidores públicos municipais são convidados a vestirem roupas e adereços da cor lilás.

Promover uma série de atividades, eventos e ações em vários espaços públicos da cidade, como escolas, unidades de saúde, comércios e vias públicas, com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do debate e do enfrentamento da violência contra as mulheres. Essa é a proposta da campanha “Agosto Lilás”, organizada, neste ano, sob o tema “Vire a página, e escreva uma nova história”. A ação interna realizada nos prédios públicos da cidade busca mobilizar os servidores municipais a engajarem a campanha. Para tanto, o Departamento da Mulher vai distribuir laços da cor lilás aos servidores, no Paço Municipal. O órgão da Secretaria de Governo também convida os servidores, departamentos e secretarias do funcionalismo público municipal a registrarem fotos e marcarem as redes sociais da Prefeitura de Hortolândia.

Hortolândia pelo fim da violência contra a mulher

Nessa terça-feira (02/08), o Departamento da Mulher realizou uma roda de conversa com educadoras da Escola Estadual Profª Paulina Rosa, no Jd. Santa Rita de Cássia. Para a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, o debate em unidades escolares potencializa a conscientização sobre o tema. “Nosso compromisso é cuidar da mulher, propiciar formação, conhecimento, atendimento e ajudar todas no processo de emancipação. Por isso, entre outras ações, o Departamento da Mulher disponibiliza materiais impressos sobre os canais de denúncia e sobre a rede de apoio disponível às mulheres da nossa cidade. Nossa proposta é alcançar e conscientizar o maior número possível de pessoas sobre este tema tão importantes, o da violência contra as mulheres”, afirma Josefa. Já na quarta-feira (03/08), cerca de 400 pessoas, entre alunos, educadores e funcionários, participaram da palestra “Vire a página e escreva uma nova história”, ministrada pela equipe do Departamento da Mulher com apoio do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres), na Escola Estadual Liomar Freitas Câmara, no bairro Vila Real.

As ações promovidas pelo Departamento da Mulher, neste mês, incluem palestras, rodas de conversas, blitz com faixas e divulgação de materiais a pedestres e motoristas, panfletagem em feira livre, apresentação de teatro no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso, além da mobilização interna de servidores da Prefeitura. As atividades serão promovidas em unidades escolares, comércios, empresas, órgãos da Prefeitura, unidades de saúde e nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil). Além da participação de equipe do Departamento da Mulher, a campanha conta com a colaboração das Conselheiras Municipais dos Direitos das Mulheres, profissionais do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), representantes dos Direitos Humanos, advogadas, assistentes sociais, psicólogas, autoridades municipais, entre outras mulheres referências em diversos segmentos da sociedade. De acordo com o órgão da Secretaria de Governo, mais de 10 mil moradores da cidade, entre crianças e pessoas da melhor idade, serão atingidos pelas mais de 70 ações realizadas pela campanha, neste mês (consulte a programação completa da campanha “Agosto Lilás” clicando neste LINK).