Prefeitura realiza roda de conversa com mulheres de Hortolândia

Encontro abordou os diferentes tipos de violência contra a mulher

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nessa terça-feira (20/06), uma roda de conversa com mulheres da cidade. O encontro, promovido pelo Departamento da Mulher, vinculado à Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto Esperançar, reuniu 40 mulheres no Jd. Amanda II.

Durante o bate-papo, as participantes puderam conhecer os diferentes tipos de violência contra a mulher. A diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, expôs as cinco classificações de violência que acometem o universo feminino: a violência física (contra a integridade física ou saúde corporal da mulher), a violência psicológica (prejuízos à saúde psicológica e danos à autodeterminação), violência sexual (qualquer ato sexual sem consentimento da mulher), violência patrimonial (retenção, subtração ou destruição parcial ou total de pertences da mulher) e a violência moral (condutas de calúnia, difamação ou injúria).

Para a diretora do Departamento da Mulher, Josefa Teixeira, a roda de conversas se soma a outras ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia para o fortalecimento da rede de apoio e atendimento às mulheres da cidade. “É preciso acreditar e ajudar a construir um mundo melhor, um mundo sem violência. Meu convite é para que todas nós mulheres saibamos voar por nós e pelas outras. Os esforços da Prefeitura por meio do Departamento da Mulher, em parceria com as entidades da sociedade civil, têm a finalidade de reforçar esse sentimento de que as mulheres não estão sozinhas, de que há uma rede de apoio com a qual elas possam contar e compartilhar suas experiências”, declara Josefa.

A rede de apoio foi materializada na distribuição de dois folhetos sobre os serviços de proteção e atendimento às mulheres em Hortolândia. No primeiro, foram compartilhados dados de contato do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), órgão da Prefeitura especializado no acolhimento de mulheres em situação de violência. Já no segundo, foram compartilhados contatos da rede integrada para atendimento à mulher, com informações sobre atendimento psicossocial, atividades de cultura e esporte, fornecimento de gêneros alimentícios, entre outras ações promovidas pelas diversas secretarias e departamentos da Prefeitura de Hortolândia.

Como forma de oferecer ferramentas que fortaleçam a autoestima, a autodeterminação e favoreçam a emancipação das mulheres, a Secretaria de Governo realiza ações específicas para o público feminino. Neste ano, foram ofertados cursos profissionalizantes na área de empreendedorismo, fabricação de produtos de confeitaria, além do “VOA – Ver, Ouvir e Acolher”, projeto que intensifica a rede de proteção e de atendimento às mulheres do município em situações de vulnerabilidade causadas por dificuldades financeiras, familiares, depressão, isolamento social entre outras questões.

Mulheres que necessitam de ajuda, apoio e proteção podem entrar em contato com o CRAM pelo telefone abaixo:

CRAM – Centro de Referência e Atendimento à Mulher

Endereço: Rua Amoreiras, 375, Parque dos Pinheiros (endereço provisório)

Telefone: (19) 3819-6298 e (19) 97171-5655