Peça teatral sobre o Mês das Mulheres entretém idosos de Hortolândia

Evento cultural contou com apresentações de teatro, dança e coral

Conscientização social transmitida de uma maneira descontraída e divertida. Assim foi a tarde desta sexta-feira (15/03) para os idosos cadastrados nas duas unidades do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão vinculado à Secretaria de Governo. A atividade cultural, organizada no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, contou com apresentações culturais e artísticas diversas. O evento compõe o “Março Delas”, conjunto de ações organizadas pela Prefeitura de Hortolândia em comemoração ao mês da mulher.

A ação cultural realizada no teatro do Jd. Amanda foi organizada pela Secretaria de Governo como forma de unir a temática do mês da mulher à conscientização sobre os direitos da pessoa idosa. Durante as atividades, o público pôde prestigiar e se divertir com atividades diversas, como apresentação teatral, danças e coral. As atrações artísticas foram organizadas pelo Departamento de Direitos Humanos e pelo CCMI.

Presente no teatro, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exaltou a presença do público da melhor idade no evento. “Hoje viemos ao Jd. Amanda para celebrar o mês da mulher de uma forma leve e divertida. É muito gratificante ver este teatro lotado, com a presença dos nossos idosos cadastrados nos CCMIs. E é justamente esse o nosso propósito, levar os equipamentos públicos a todas as regiões da cidade, para que pessoas de todas as faixas etárias tenham acesso aos serviços públicos. Cuidar das pessoas, desde a criança à pessoa idosa, é o nosso maior compromisso”, enfatizou Zezé Gomes, ao mencionar o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), programa municipal que prevê a realização de mais de cem obras de infraestrutura para os próximos cinco anos. Uma dessas obras previstas é a construção de novas unidades do CCMI no Jd. Rosolém e no Jd. Amanda.

O momento mais aguardado pelo público foi a apresentação da peça teatral “Política Pública na Praça”, encenada por servidores vinculados ao Departamento de Direitos Humanos. Inspirada no clássico “A Praça é Nossa”, programa de humor consagrado na TV brasileira, a atuação conscientizou o público sobre os direitos da pessoa idosa. O palco cênico especialmente montado para a encenação foi a Praça  ngelo Perugini. O enredo contou com a representação da personagem Bizantina Scatamacchia Pinto, interpretada pelo assessor departamental do segmento da pessoa idosa, Evandro Ferreira Amaral. Conhecida nacionalmente pela alcunha de “Velha Surda”, a personagem divertiu o público com os trocadilhos e confusões com as palavras. Durante a peça, os atores apresentaram ao público a Cartilha do Idoso.

Para a idosa cadastrada no CCMI do Remanso Campineiro, Maria Azarias, o evento foi uma oportunidade para se divertir e se conscientizar sobre seus direitos. “Eu adorei a apresentação. Esta é a terceira vez que eu assisto a uma peça teatral, eu adoro teatro. Eu não conhecia os direitos apresentados na cartilha, conheci hoje”, afirmou a moradora do Jd. Minda.

Além da encenação teatral, o evento “Março Delas” contou com a apresentação do grupo de canto coral regido pela professora Carla Tossetto. Idosas cadastradas no CCMI demonstraram seus talentos artísticos com apresentações de danças no estilo passinho, forró e dança do ventre. Por fim, os idosos da Melhor Idade de Hortolândia apresentaram a peça “A Rica e A Pobre”. As mulheres presentes no teatro foram homenageadas pelo Departamento de Direitos Humanos com a entrega de rosas.

O Mês das Mulheres está recheado de atividades até o dia 28 de março em Hortolândia. Clique neste LINK para saber. Abaixo, estão as atividades realizadas nas unidades de saúde em diferentes regiões da cidade:

UBS São Bento - 19/03 - 7h30 - Palestra sobre o Dia da Mulher e café da manhã

UBS Jardim Rosolém - 20/03 - 8h - Palestra “Empoderamento Feminino”

UBS São Bento - 22/03 - 9h - Palestra sobre câncer de colo de útero, câncer de colorretal e endometriose

UBS São Jorge - 28/03 - 8h30 - Palestra, aula de lian gong, café da manhã e bingo

Consulte mais imagens da atividade artística do Mês das Mulheres clicando neste LINK.