Começam pré-conferências para revisão do Plano Municipal de Cultura

1º evento foi realizado na EE Priscila Fernandes da Rocha, nesta segunda-feira (08/05)

A população tem vez e voz para sugerir melhorias em Hortolândia. A Prefeitura iniciou a programação de 10 pré-conferências abertas para os moradores apresentarem suas propostas para a revisão do Plano Municipal de Cultura. A primeira foi realizada na EE (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, nesta segunda-feira (08/05). O evento foi fechado para alunos da escola.

Hortolândia instituiu o Plano Municipal de Cultura com a lei Nº 2.830 de 2013. A lei determina que a cada 10 anos o plano deve passar por revisão. De acordo com a Secretaria de Cultura, a revisão é para atualizar as metas, bem como o planejamento, o financiamento, a participação da sociedade civil e a execução de ações do poder público na área da cultura da cidade.

A pré-conferência desta segunda-feira teve a participação de mais de 60 alunos, que apresentaram suas propostas. Além das pré-conferências que serão realizadas nas quatro regiões da cidade, a população pode ainda apresentar suas propostas no formulário eletrônico disponível no site Mapa da Cultura por meio deste LINK.

O secretário-adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, explica que as pré-conferências são importantes para construir as políticas públicas da área de cultura para o município. “Hoje, os estudantes da Escola Estadual Priscila Fernandes da Rocha começaram a semear suas propostas para a cidade com o olhar para os próximos 10 anos. Nas pré-conferências recebemos ideias, desejos e opiniões da população para construir políticas públicas sólidas e perenes. Por isso, esperamos todos nas próximas pré-conferências”, destaca Barros.

As sugestões formuladas pela população nas 10 pré-conferências serão reunidas e discutidas na 4ª Conferência de Cultura, que acontecerá no dia 18 de junho, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda. A 4ª conferência é uma determinação do Sistema Nacional de Cultura, do qual Hortolândia é signatária desde 2011.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o município realizará a conferência conforme o calendário estipulado em âmbito nacional. O objetivo da conferência é ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito de cultura como política, promover a avaliação do atual Plano Municipal de Cultura, propor orientações para a criação de um novo plano e definir diretrizes prioritárias para garantir transversalidades nas políticas públicas culturais.

Confira abaixo a programação das própximas pré-conferências de Cultura:

EE Professora Liomar Freitas Câmara

r. Edna Aparecida Pampa Fonseca, 29, Vila Real

7h

EE Priscila Fernandes da Rocha

OBS.: Esta pré-conferência será fechada para alunos e professores da escola

7h

EE Priscila Fernandes da Rocha

OBS.: Esta pré-conferência será fechada para alunos e professores da escola

Escola de Artes Augusto Boal

r. Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda

19h