Programação do Mês da Mulher em Hortolândia chega ao fim

Mais de cem eventos reuniram cerca de cinco mil mulheres

Com o projeto “Quinta delas”, que fortalece o protagonismo das mulheres na cultura, a Prefeitura encerrou, na noite desta quinta-feira (30/03), a programação do Mês da Mulher na cidade. Neste ano, as atividades giraram em torno do tema “A Força da Mulher: empoderamento e empreendedorismo”.

Segundo a Secretaria de Governo, responsável por mapear tudo o que, no âmbito da Administração Municipal, buscou celebrar o Dia Internacional da Mulher (08/03), foram realizados mais de cem ações, ao longo do mês, tais como rodas de conversa, palestras, confraternizações, reuniões, formação, exposição, teatro, passeios, visitas, debates, premiação, talk show, atividades esportivas, apresentações culturais, caminhada, orientações sobre saúde e bem-estar físico e emocional, estudos sobre direitos das mulheres e onde encontrar apoio e ajuda. A programação especial em homenagem ao público feminino mobilizou diversas secretárias municipais, reunindo cerca de cinco mil mulheres.

“Março foi um mês incrível, pois permitiu reunir mulheres e com elas conversar, cantar, planejar, sonhar e comemorar. A Prefeitura de Hortolândia, com o envolvimento de todas as secretarias, olhou especialmente neste mês para o universo feminino, suas lutas e suas conquistas, validando e dando visibilidade a todas as mulheres, incluindo as mulheres com deficiência, idosas, trans, negras, imigrantes. Nos propomos, junto com elas, a continuar a lutar por direitos igualitários de exercerem o melhor de suas habilidades, sem amarras, sem pedir favores, proporcionando oportunidade de fazer o seu melhor, de igual para igual”, avaliou a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Marlene Batista, ressaltando a participação ativa do prefeito José Nazareno Zezé Gomes e da Primeira-Dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, nas atividades.

Para a Chefe de Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, “março de 2023 foi um marco na história de Hortolândia, porque mobilizou as secretarias municipais, OSCs (Organizações da Sociedade Civil), Igrejas, escolas estaduais e municipais, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sesi (Serviço Social da Indústria), Shopping Hortolândia, Conselhos Municipais do Idoso, da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial para celebração com e por mulheres que fazem a diferença no seu campo de atuação. Parabéns mulheres fortes!!”, comemorou Jacyra.

“As diversas atividades realizadas pela Prefeitura de Hortolândia, ao longo do mês da mulher, demonstram o compromisso da Administração Pública em valorizar e incentivar as ações pelo empoderamento feminino, tão necessário para combater práticas machistas ainda presentes no dia a dia. As mulheres representam a força, a sensibilidade e a sabedoria que move as relações, seja no lar, no ambiente de trabalho e em outras esferas da sociedade. Garantir os direitos das mulheres é nossa responsabilidade enquanto poder público e, por isso, não só em março, mas ao longo de todo o ano, desenvolvemos ações para valorizá-las como merecem”, afirmou o secretário de Governo, Carlos Augusto César, Cafu.