Sipat 2023 da Prefeitura aborda segurança no trânsito na palestra de abertura

Evento, no Paço Municipal de Hortolândia, reuniu servidores de diversas secretarias municipais

Cerca de 50 servidores de diversas secretarias municipais, dentre elas Saúde; Governo; Segurança; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Administração e Gestão de Pessoal; Educação, Ciência e Tecnologia, participaram da palestra de abertura da Sipat 2023 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), promovida pelas Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) 2023-2024 da Prefeitura de Hortolândia. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (21/03), no corredor lateral em frente ao Paço Municipal “Palácio das Águas”, no Remanso Campineiro.

A Sipat enfoca, neste ano, “Segurança é vida! Saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho”. “A questão da segurança do trabalho não envolve somente a questão física, mas a mental também. É preciso estar bem para desenvolver um bom trabalho”, ressaltou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira, dando boas-vindas aos participantes do evento. Além dela, também participaram o presidente e o vice-presidente da Cipa III (Demais Secretarias Municipais), Édson Douglas Aparecido Ferraz e Iratan Pires Ferreira, bem como os secretários adjuntos Renato Muccillo (Educação, Ciência e Tecnologia), integrante da Cipa I, e Eduardo Dias de Vasconcelos (Administração e Gestão de Pessoal).

“A importância da retomada da Sipat, após um longo período de paralisação em virtude de diversos fatores, reforça o compromisso de um futuro de segurança e saúde para todos nós servidores municipais”, afirma Ferraz.

O tema de abertura, “Segurança no Trânsito”, foi abordado por Ricardo Barbosa, diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana. Ele integra a discussão da Sipat, porque, segundo o palestrante, um dos principais motivos de afastamento do trabalho é o acidente que pode acontecer durante o deslocamento do trabalhador de casa até o ambiente de trabalho ou no percurso de volta. De acordo com Barbosa, a cada ano, no Brasil, ocorrem 100 mil acidentes de trabalho causados pelo trânsito.

Em Hortolândia, no entanto, apesar do crescimento da cidade na última década e do aumento do trânsito daí decorrente, os números ligados à mobilidade são positivos, de acordo com os relatórios apresentados pela pasta. O parâmetro inicial é 2017, ano de criação da Secretaria de Mobilidade Urbana. Naquela ocasião, houve 1.265 acidentes de trânsito no ano, registrados em BOs (boletins de ocorrência). Já em 2022, este número caiu para 437 ocorrências. Do mesmo modo, o total de acidentes fatais, neste período, caiu de 18 para sete. Para Barbosa, a redução é fruto de ações em três frentes: engenharia, fiscalização e educação, como a verificada durante a Sipat 2023.

A professora Carla Magalhães, que acompanhou a palestra de abertura, gostou de ver a Sipat ser realizada novamente de maneira presencial. “Acho importante ter, em nosso ambiente de trabalho, informações que normalmente não temos. O evento presencial, quando aborda questões práticas, com demonstrações, ajuda na fixação, envolve mais a gente”, comenta ela, que aguarda a realização da palestra sobre primeiros socorros, pensando na eventualidade de precisar socorrer algum colega ou mesmo um aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Este ciclo de atividades da Sipat 2023 se estende até o dia 24 deste mês, com palestras matinais, a partir das 8h30, na sede do Executivo Municipal. Não há necessidade de inscrição para participar.

Sipat para a Educação

Na noite desta segunda-feira (20/03), começou o ciclo de atividades da Sipat para os servidores da Educação. A palestra, que teve cerca de 340 visualizações, abordou a importância da saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho. O tema foi desenvolvido pela formadora Shaienne de Magalhães Alves, consultora em Desenvolvimento Organizacional e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Sapucaí com ênfase em Saúde Coletiva. A convidada apresentou pesquisa da Associação Nova Escola, em parceria com o Instituto da Mente, sobre a saúde mental dos profissionais de educação no ano de 2022. Falou ainda sobre a importância de cuidar da alimentação e do sono, de encontrar equilíbrio entre vida profissional pessoal e a importância de buscar a inteligência emocional.

Para o pessoal da Educação, a programação vai até o dia 19 do mês de abril, incluindo professores, diretores, assistentes de direção, coordenadores pedagógicos e educadores infantis, dentre outros. As atividades remotas acontecem por meio do Portal da Educação

Confira as atividades da Sipat 2023:

21/03, terça-feira, 8h – Abertura oficial + palestra sobre Mobilidade Urbana com o secretário Atílio André Pereira

23/03, quinta-feira, 8h30 – Palestra com a Brigada local do Corpo de Bombeiros

24/03, sexta-feira, 8h30 – Palestra sobre “Primeiros Socorros”, com o enfermeiro Stefano Ferreira, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)-Hortolândia

20/03 a 19/04, 19h – Atividades para profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia via Portal da Educação.