Acúmulo de chuvas faz Hortolândia entrar em estado de atenção

Prefeitura orienta população sobre como proceder em caso de tempestade e monitora pontos de alagamento

O volume de chuvas acumuladas nas últimas 72 horas, de 95,8 milímetros, fez Hortolândia entrar em estado de atenção, nesta quarta-feira (15/03). Não há registro de desalojados, nem de pessoas desabrigadas ou mesmo de vítimas, porém, na noite anterior, foi verificado ponto de alagamento importante nas imediações da lagoa do Jardim São Bento, no cruzamento da Rua Luiz Gonzaga com Paulo Sérgio.

Em razão disso, a Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança, orienta a população sobre como proceder para se manter em segurança durante esta temporada das chuvas de verão. Um deles é o de evitar atravessar em áreas alagadas, não jogar lixo nas vias públicas, não estacionar veículos embaixo de árvore e se proteger em local abrigado, caso haja queda de raio.

Confira os principais cuidados a tomar, neste período:

• Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos

• outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas

• evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros

Onde buscar ajuda

Sempre que necessário, em caso de ocorrências, a população pode chamar a Defesa Civil, pelo telefone 199. Outros parceiros importantes são o Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.

A Prefeitura executa o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2022-2023, nesta época do ano, para enfrentar a temporada das “chuvas de verão”, marcada pelas precipitações breves e intensas. Ele atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais, buscando prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos por este período, sobretudo alagamentos e inundações, que causam transtornos à população.

O Plano vigora até o dia 31 deste mês, mas pode ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Fazem parte do sistema todas as secretarias municipais (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras).

O decreto sobre a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está na edição 1725 do Diário Oficial Eletrônico do Município, publicado nesta quinta-feira (01/12) e disponível neste link.