Evitar acidentes em Hortolândia durante temporada de chuvas é meta da “Operação Chuvas de Verão”

Decreto que institui o Plano Municipal de Contingência de Hortolândia foi publicado, nesta quinta-feira (01/12), na edição 1725 do Diário Oficial Eletrônico do Município

Hortolândia já se prepara para a temporada das “chuvas de verão”, com precipitações breves, porém intensas. A fim de prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos por este período, sobretudo alagamentos e inundações, que causam tantos transtornos à população, a Prefeitura publicou, nesta quinta-feira (01/12), o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2022-2023. A medida atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais.

O Plano vigora da data da publicação do decreto Nº 5.153, de 29/11/22, até 31 de março de 2023, podendo ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Fazem parte do sistema todas as secretarias municipais (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras).

O decreto regulamenta e coordena as ações do Executivo Municipal no sentido da prevenção e proteção durante o período do ano em que acontecem chuvas fortes e bruscas. Monitoramento das previsões meteorológicas; vistorias preventivas para mapear e avaliar áreas suscetíveis e verificar a limpeza de córregos, vias públicas, galerias de águas pluviais, áreas de ocupações e onde acontecem alagamentos; bem como a coordenação, o acionamento e o controle de emergências estão entre as ações essenciais a serem realizadas pelos órgãos públicos.

O secretário de Segurança, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold, alerta sobre alguns cuidados que devem ser tomados. Confira abaixo:

• Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos

• outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas

O decreto sobre a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está na edição 1725 do Diário Oficial Eletrônico do Município, publicado nesta quinta-feira (01/12) e disponível neste link.