Inscritos no concurso da Guarda Municipal de Hortolândia terão que fazer teste de aptidão física

Teste avaliativo, previsto no Edital 002/2023, busca verificar resistência física dos candidatos que pretendem integrar a GM

Candidatos que forem aprovados na Prova Objetiva para o cargo de GM (Guarda Municipal), previsto no concurso 002/2023 da Prefeitura de Hortolândia, precisarão fazer também o TAF (Teste de Aptidão Física). O exame, de caráter eliminatório e classificatório, avaliará o aspecto de resistência física dos pretendentes ao cargo. É composto por três tipos de testes: de Flexão Abdominal (Remador), de Corrida 50 metros e de Corrida 12 minutos.

Segundo o Edital, serão convocados para fazer o TAF somente os aprovados com melhor classificação na Prova Objetiva, no total de 150 para GM masculino e 100 para GM feminino, observando a ordem de classificação. O Termo de Convocação para o teste, informando a data, o local e o horário do exame, será divulgado no site da SHDias Consultoria e Assessoria, empresa responsável pela realização do certame. A data desta publicação ainda não foi informada.

No dia do TAF, o candidato convocado precisará apresentar Documento Oficial de Identificação com foto (original) e Atestado Médico de que se encontra Apto para a realização do Teste de Aptidão Física. O atestado deve ter sido emitido há no máximo 30 dias da data da realização do teste, declarando estado de saúde compatível para a realização do teste destinado à avaliação de vigor físico e resistência orgânica. No caso de gravidez, é preciso levar Atestado Médico ou Exame contendo a data prevista para o nascimento da criança. Não será permitido portar arma, nem utilizar qualquer tipo de equipamento ou acessório que não seja fornecido ou autorizado pela organização de prova, tais como aparelhos eletrônicos (computadores portáteis, GPS, bips/pagers, telefones celulares, walkmans, MP3 players). Também não será permitido uso de boné, chapéu, gorro, óculos de sol/escuro e fones de ouvido.

Outras informações podem ser obtidas na edição 1801 do Diário Oficial Eletrônico do Município, onde foi publicado o edital 002/2023, de abertura do concurso público para a GM de Hortolândia. O certame busca recompor os quadros da força de segurança municipal.

De acordo com o edital, há 30 vagas abertas para a Especialidade 4ª classe – nove para mulheres e 21 para homens, inclusive para PCDs (Pessoas com Deficiência). É preciso ter ensino médio completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) “B” ou superior e estatura mínima de 1,65 cm para ambos os sexos. A taxa de inscrição é de R$ 63,25.

O salário é de R$ 3.424,52, com direito a benefícios como cesta básica, Plano de Saúde e vale-transporte. A contratação é por meio do regime Estatutário. Informações sobre isenção de taxa de inscrição e outros detalhes do cargo podem ser obtidos no próprio edital.

Em maio de 2022, a Administração Municipal anunciou a realização de seis concursos públicos e um processo seletivo para recompor quadros no Poder Executivo, preenchendo 446 vagas, 251 para cargos efetivos e 195 em caráter temporário. Estes concursos já foram homologados e os aprovados estão em fase de contratação pelo Executivo.