Hortoprev divulga resultado do Censo Previdenciário 2022

Pesquisa buscou atualizar e qualificar cadastro de servidores do Executivo e do Legislativo de Hortolândia para munir previdência local de informações

O Hortoprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Hortolândia) divulgou, nesta segunda-feira (27/02), o resultado do Censo Previdenciário 2022. De acordo com o relatório, 4.116 servidores públicos participaram da pesquisa, sendo que 92,2% destes (3.796 servidores) concluíram com êxito e 7,8% (320 servidores) integram o grupo que ainda não realizou o cadastro ou apresenta pendência crítica. A ação contou com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

Para o superintendente do Hortoprev, Antonio Agnelo Bonadio, o objetivo central do Censo 2022 foi atualizar e qualificar as informações dos servidores públicos efetivos e de seus dependentes, vinculados ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) de Hortolândia. O cadastro é necessário à gestão administrativa e previdenciária do funcionalismo e serve de base para o estudo atuarial anual. Em razão disso, este estudo precisa ser o mais consistente possível e refletir as condições ideais do financiamento da previdência local, esclarece o gestor. Além disso, a ação atende à legislação que prevê que, no mínimo a cada cinco anos, seja realizado o censo (arts. 3º e 9º da Lei Federal nº 10.887 de 18 de junho de 2004).

Servidores que ainda não realizaram o Censo ou estão com pendências críticas devem se dirigir à sede do Hortopev, na R. Alda Lourenço Francisco, 160, no Remanso Campineiro, para atendimento presencial. Outra opção é ligar para o suporte do site da empresa responsável pelo Censo, que atende pelo número (19) 3897-3739.

O Censo Previdenciário do funcionalismo público levantou informações de servidores ativos e efetivos tanto do Executivo quanto do Legislativo Municipal. A pesquisa começou em junho de 2022 e se encerrou em dezembro passado, sendo feita de maneira escalonada, considerando o mês de aniversário dos servidores. O último censo aconteceu em 2017, foi feito manualmente e concluído em 2019, segundo a autarquia.