Ciclovia é encaixada na passarela metálica sobre o Ribeirão Jacuba

Calçada para a circulação de pedestres também é implantada no trecho próximo ao Parque Remanso das Águas

A passarela metálica sobre o Ribeirão Jacuba, nas imediações do Parque Socioambiental Remanso das Águas, recém-concretada pela Prefeitura, começa a ser conectada à ciclovia, em um dos lados do encaixe. Funcionários da empresa contratada pela Administração Municipal trabalham, desde esta quarta-feira (15/02), para unir ao dispositivo o trecho da via que está em implantação no local. Além disso, as equipes implantam também calçada para a circulação de pedestres.

A passarela azul royal de 15,80 metros de comprimento por 3,80 metros de largura fica bem embaixo da Ponte da Esperança (Estaiada), entre o Parque dos Pinheiros e o Carmem Cristina, e integra o trajeto do Superviário, o maior complexo viário em construção em Hortolândia. Quando liberada, permitirá a travessia de pedestres e ciclistas de um lado para outro do ribeirão, em segurança. Para evitar acidentes, impedindo a queda de pessoas do elevado, ela dispõe de barreiras de proteção de ambos os lados, chamadas de “guarda-corpo”.

Além da conexão da calçada e da ciclovia, a passarela ganhará sinalização, em breve. Também será plantada grama no talude próximo à nova rotatória da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo.

Segundo a empresa que executa a obra, as fortes chuvas de verão têm interferido no andamento dos trabalhos nos demais pontos do Superviário. Um deles é o da Rua Luiz Camilo de Camargo, onde há reforço de drenagem pluvial e implantação de calçada, momentaneamente parado, aguardando o tempo estiar. Outro é o de duplicação e prolongamento da Estrada Sabina, próximo à obra do Novo Paço, onde é feito um aterro para implantação de nova pista.

O Superviário permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de difícil acesso da cidade, contribuindo ainda para o desenvolvimento de bairros no entorno do Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América. Segundo a Secretaria de Obras, as intervenções aproximam-se de 98% de realização.