Prefeitura reforça drenagem pluvial na Vila Real

Serviço acontece na área em revitalização nas imediações da Rua 10, próxima à Rua Atévio Alves Moreira, em Hortolândia, onde é implantado complexo viário

A empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia está reforçando o sistema de drenagem pluvial nas proximidades da ciclovia e do passeio que ficam paralelos ao afluente do Ribeirão Jacuba que passa pela Vila Real, córrego recém-canalizado pela Administração Municipal. O serviço acontece bem perto da Rua 10, próxima à Rua Atévio Alves Moreira, em uma área antes degradada que está sendo revitalizada pela Secretaria de Obras.

Segundo o engenheiro responsável, o serviço torna-se necessário, em razão da quantidade de água das chuvas que escorre das residências existentes no entorno. A medida contribui também para proteger os taludes implantados recentemente. A previsão é que o serviço de drenagem seja concluído até o dia 10 de fevereiro, quando então será possível começar a implantar mais um trecho de ciclovia.

Nesta quarta-feira (25/01), os trabalhadores iniciaram o plantio de grama esmeralda no talude que fica na margem esquerda do canal. A primeira etapa, para colocação de 50% de cobertura, se encerra nesta sexta (27/01). A tarefa será retomada na semana do dia 13 de fevereiro. No talude à direita do canal, cujo plantio foi iniciado em dezembro, o serviço já foi concluído.

A obra inclui a canalização, em concreto, de 441 metros de extensão do leito do córrego e a construção e pavimentação de um viário de 187 metros de extensão, ligando a Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva. Ambos já foram implantados. Falta construir uma área de lazer e convivência com paisagismo e plantio de árvores, pista de caminhada e ciclovia, assim como iluminação em LED. Em razão das fortes chuvas de janeiro, a implantação da ciclovia levará mais tempo do que o previsto.

O viário de 187 metros de extensão ligando a Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva já foi asfaltado. A pista de caminhada e ciclovia terão 1.050 metros de extensão. Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, elas serão construídas ao longo do sistema e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para o prolongamento da Av. Amélia Basso Breda.

A canalização do córrego é do tipo aberta. Nos trechos do emboque e desemboque (entrada e saída), o canal tem um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. O objetivo da Administração Municipal com a obra é oferecer à comunidade local mais segurança e qualidade de vida.