Prefeitura começa a aplicar segunda dose da Coronavac em crianças de 3 e 4 anos

Iniciada nesta segunda-feira (23/01), vacinação de público prioritário acontece em seis UBSs de Hortolândia, sem agendamento

Crianças de três e quatro anos, moradoras de Hortolândia, que já haviam recebido a primeira dose da Coronavac, começaram a receber, nesta segunda-feira (23/01), a segunda dose do imunizante. A campanha de vacinação contra a Covid-19 neste público prioritário acontece em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde há vacinação pediátrica (veja abaixo) e exclusivamente no período da manhã, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

A procura pela dose 2 ainda está baixa, nesta etapa inicial, segundo os responsáveis pelo programa municipal de imunização. Na segunda-feira, por exemplo, foram aplicadas 20 doses. Para imunizar a criança que já recebeu a dose 1, basta ir à unidade de saúde da área de referência para a família e, na hora, apresentar a carteirinha de vacinação da criança, junto com documento com foto.

A aplicação da dose 2 da Coronavac é possível porque a Secretaria de Saúde recebeu, no último dia 18, 910 doses do imunizante, enviadas pelo Governo de São Paulo. Este total é insuficiente para atender todo o segmento, uma vez que mais de mil crianças nesta faixa etária receberam a primeira dose da Coronavac, no município, e precisam completar o quadro vacinal. Daí a importância de os responsáveis estarem atentos às orientações das equipes de vacinação.

O intervalo entre a 1ª e a 2ª doses, no caso específico da Coronavac, é de 28 dias. Para evitar o desperdício de doses, além da publicação de notícias no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura, chamando pais e responsáveis, cada UBS fará busca ativa de crianças em sua área de abrangência. De acordo com o programa de imunização da Secretaria de Saúde, cada frasco de Coronavac contém dez doses e, depois de aberto, estas duram somente oito horas.

Atualmente, a Prefeitura segue com a vacinação contra a COVID-19 em adultos de todas as faixas etárias. A Secretaria de Saúde aguarda o envio de novas doses de Coronavac e da Pfizer Baby e Pediátrica para atender plenamente o público infantil.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de cumprir o esquema vacinal completo. Essa é a maneira mais eficiente e segura para evitar que haja aumento de casos positivos e óbitos pela doença no município. Quanto mais pessoas estiverem com o esquema vacinal completo, menor o risco de contrair a COVID-19 ou de o caso agravar, em quem contraiu a doença.

“É de suma importância que qualquer pessoa tenha seu esquema de vacinação completo, já que diminui significativamente as chances de contrair a forma grave da Covid-19, portanto sequelas e óbitos. Além de que a cobertura vacinal da população alvo acima de 95% evita a circulação e a propagação da doença”, esclarece o diretor da Vigilância em Saúde, Antônio Roberto Stivalli.

Confira as UBSs onde é possível levar crianças de 3 e 4 anos para receber a D2 da Coronavac:

UBSs

Dias