Programa Cuidar celebra Mês das Mães com entrega de kits, em Hortolândia

Programa intersetorial da Prefeitura contabiliza a entrega de mais 2.900 kits desde outubro de 2022

Uma manhã para celebrar o amor de mãe. Foi com esse propósito que a Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta quinta-feira (23/05), mais uma entrega de kits do Programa Cuidar, ação intersetorial idealizada pelo Fundo Social e pelas Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Educação e de Saúde. A cerimônia de entrega dos 125 enxovais reuniu gestantes, familiares, representantes do Poder Legislativo, secretários municipais e o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, na Vila Real.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, enfatizou o caráter holístico do programa intersetorial. “Hoje nos reunimos na Vila Real para entregar os kits e também celebrar esse momento tão marcante para as famílias, que é o nascimento de um filho. O ‘Programa Cuidar’ carrega a identidade do nosso governo, que se preocupa em cuidar das pessoas. Mais do que entregar esses kits de maternidade, este programa entra nos lares, acolhendo e acompanhando as famílias. A entrega destes enxovais é apenas a porta de entrada de um programa maior, que tem como objetivo que todos tenham acesso aos serviços e equipamentos públicos, garantindo educação, saúde, esporte, cultura e capacitação profissional de qualidade para a família toda”, declarou Zezé Gomes, ao relembrar investimento recentes e projetar obras em diversos âmbitos da Administração Pública Municipal.

O Programa Cuidar foi idealizado, em 2022, pelo Fundo Social de Hortolândia em conjunto com as Secretarias de Saúde, de Educação e de Inclusão e Desenvolvimento Social. A missão global do programa intersetorial é facilitar o acompanhamento de gestantes atendidas pela rede municipal de Saúde a partir da 34ª semana de gestação. Desde que foi lançado, o programa contabiliza a entrega de 2.916 kits de maternidade.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, o sucesso do programa traduz o comprometimento de várias secretarias municipais. “É um grande prazer quando chega o dia da entrega dos kits do ‘Programa Cuidar’. Se hoje chegamos à 20ª entrega desses kits, isso se deve ao empenho de um time que trabalha incansavelmente para cuidar das pessoas. Quando promovemos o cuidado da gestante desde o pré-natal, estamos cuidando dessas sementinhas que estão no ventre das mamães. E este cuidado não para por aí, porque o Cuidar também se preocupa com a vaga na creche, a cesta básica para as famílias mais necessitadas, o ensino de adultos para os pais e mães e os cursos de capacitação profissional do Fundo Social”, comenta Maria dos Anjos.

Angélica da Silva Ferreira é uma das gestantes que participou da cerimônia de entrega dos kits na Vila Real. Grávida do primeiro filho, o menino Artur, a gestante do Jd. Adelaide destaca a importância do kit para a saída da maternidade. “Eu já estou montando meu enxoval, mas não tinha alguns itens. Este kit vai me ajudar muito. A banheira eu não tinha e a fralda também estava em falta”, revela.

Além da banheira e fraldas, o Kit Cuidar disponibiliza mantas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, “mijãozinhos” para os bebês e um coletor de leite materno, uma forma de estimular a amamentação.

O secretário de Governo de Hortolândia, Cafu César, acredita que o programa social tem por objetivo acolher todo o núcleo familiar. “Este programa, que foi idealizado por uma grande mulher e mãe, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, tem uma missão: ‘esperançar’ as famílias. E esse propósito do ‘Programa Cuidar’ condiz com nosso governo, que tem como política e prática cuidar das pessoas. Quando pensamos a cidade 30 anos à frente, estamos pensando nas crianças e bebês que estão na barriga das mamães. Queremos garantir os direitos fundamentais a essas crianças e mães, com a oferta de educação, saúde, esporte e inclusão social de qualidade”, enfatiza Cafu.

A cerimônia do Programa Cuidar contou também com a entrega simbólica de flores às gestantes, em celebração ao Mês das Mães, e com a distribuição de materiais informativos sobre a campanha Maio Laranja, que alude ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o evento, as gestantes também puderam relaxar com sessões de massoterapia.