Crianças de 3 e 4 anos recebem segunda dose da Coronavac a partir desta segunda (23/01)

Prefeitura de Hortolândia recebeu da Secretaria Estadual de Saúde 910 doses para atender este público prioritário

Se você tem filhos de três e quatro anos de idade ou crianças nesta faixa etária sob sua responsabilidade, atenção a este importante aviso da Prefeitura de Hortolândia. A partir desta segunda-feira (23/01), a Secretaria de Saúde começará a aplicar a segunda dose da Coronavac neste público prioritário.

A vacinação será feita, das 8h às 12h, nas seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde acontece a vacinação pediátrica (veja abaixo). Não é necessário agendar previamente o atendimento, basta ir à unidade de saúde da área de referência para a família e, na hora, apresentar a carteirinha de vacinação da criança, junto com documento com foto.

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (18/01), 910 doses do imunizante, enviadas pelo Governo de São Paulo. Porém, o total é insuficiente para atender todo o segmento. Mais de mil crianças nesta faixa etária receberam a primeira dose da Coronavac, no município, e precisam completar o quadro vacinal. O intervalo entre a 1ª e a 2ª doses, no caso específico da Coronavac, é de 28 dias.

Para evitar o desperdício de doses, além da publicação de notícias no site oficial e nas redes sociais da Prefeitura, chamando pais e responsáveis, cada UBS fará busca ativa de crianças em sua área de abrangência. De acordo com o programa de imunização da Secretaria de Saúde, cada frasco de Coronavac contém dez doses e, depois de aberto, estas duram somente oito horas.

Atualmente, a Prefeitura segue com a vacinação contra a COVID-19 em adultos de todas as faixas etárias. A Secretaria de Saúde aguarda o envio de novas doses de Coronavac e da Pfizer Baby e Pediátrica para atender plenamente o público infantil

A Secretaria de Saúde reforça a importância de cumprir o esquema vacinal completo. Essa é a maneira mais eficiente e segura para evitar que haja aumento de casos positivos e óbitos pela doença no município. Quanto mais pessoas estiverem com o esquema vacinal completo, menor o risco de contrair a COVID-19 ou de o caso agravar, em quem contraiu a doença.

Confira as UBSs onde é possível levar crianças de 3 e 4 anos para receber a D2 da Coronavac:

UBSs

Dias