Para retomar campanha, Prefeitura aguarda que Estado envie novas doses de vacina pediátrica contra COVID-19

Imunização com Coronavac e Pfizer pediátrica para crianças de três a 11 anos de idade está temporariamente suspensa nas UBSs de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia aguarda o envio de novas doses de Coronavac e Pfizer Pediátrica pelo Governo de São Paulo para retomar a campanha de vacinação contra a COVID-19 em crianças de três a 11 anos de idade. Em razão da falta do imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu temporariamente a vacinação em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a partir desta quinta-feira (22/12). A campanha para este segmento acontece desde julho deste ano.

A Administração Municipal orienta pais e familiares que busquem novas informações sobre a retomada da vacinação pediátrica no site oficial da Prefeitura, disponível neste link. De acordo com o programa de imunização da Secretaria de Saúde, o município não recebe estes imunizantes há 20 dias, o que gerou o desabastecimento de vacinas utilizadas nesta faixa etária.

As crianças entre três e 11 anos devem tomar duas doses do imunizante. O intervalo da Coronavac entre a 1ª e a 2ª doses é de 28 dias. Já o da Pfizer Pediátrica é de oito semanas. A equipe do programa realiza um levantamento para verificar quantas doses já foram ministradas até o momento, em ambas as etapas.

Pfizer Baby

A aplicação da 2a dose da Pfizer Baby continua. O imunizante é utilizado em crianças entre seis meses e 2 anos 11 meses e 29 dias. Até o momento, já foi possível vacinar 328 crianças, nesta faixa etária.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação de os pais e responsáveis procurarem as seis UBSs participantes desta campanha específica para incluir, em lista de espera, os pequenos que ainda não receberam a 1a dose. Se houver faltosos na data agendada para a aplicação da 2a dose serão chamadas as crianças constantes na lista daquela unidade.

Para deixar o nome na lista basta apresentar um documento da criança (com foto), comprovante de endereço atualizado e um número de telefone para a unidade de saúde entrar em contato posteriormente. Hortolândia centralizou a vacina Pfizer Baby em seis UBSs (veja abaixo).

“Em três dias, já conseguimos vacinar com a 1a dose 25 crianças, na sobra do frasco destinado à 2ª dose”, explica a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde.

O Ministério da Saúde preconiza que as crianças de seis meses a três anos incompletos (2 anos 11 meses e 29 dias) recebam três doses do imunizante. O intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias. Já o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de oito semanas.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de cumprir o esquema vacinal completo. Essa é a maneira mais eficiente e segura para evitar que haja aumento de casos positivos e óbitos pela doença no município. Quanto mais pessoas estiverem com o esquema vacinal completo, menor o risco de contrair a COVID-19 ou de o caso agravar, em quem contraiu a doença.

Confira as UBSs onde é possível cadastrar as crianças para receber a Pfizer Baby:

UBSs

Dias