Prefeitura de Hortolândia faz lista de espera para crianças que receberão vacina pediátrica contra a COVID-19

Saúde aguarda chegada de novas doses da vacina Pfizer baby, para imunizar crianças até dois anos e 11 meses

Pais, avós e demais responsáveis por crianças com até dois anos de idade que moram em Hortolândia, interessados em protegê-las contra o novo Coronavírus, podem procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e inscrevê-las em lista de espera para receber a vacina pediátrica da Pfizer Baby. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

Para deixar o nome na lista basta apresentar um documento da criança (com foto) e um número de telefone para a unidade de saúde entrar em contato posteriormente. Hortolândia centralizou a vacina Pfizer Baby em seis UBSs (veja abaixo).

Após iniciar a vacinação contra a COVID-19, entre novembro e o começo de dezembro, em 370 crianças nesta faixa etária, a Prefeitura aguarda a chegada de novas doses da vacina para oferecer a 1ª dose contra a COVID-19 a outro grupo de crianças com idade entre seis meses a dois anos 11 meses e 29 dias. O envio do imunizante aos municípios paulistas é feito pelo Governo do Estado de São Paulo.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as vacinas atualmente em estoque estão reservadas para a segunda dose das crianças já vacinadas com a primeira dose. Ao todo, o município recebeu 740 doses da vacina pediátrica, contemplando as duas etapas iniciais de imunização contra o novo Coronavírus. A segunda etapa de vacinação começa no dia 19 deste mês.

A enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, ressalta que a vacina pediátrica foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e é segura.

O Ministério da Saúde preconiza que as crianças de seis meses a três anos incompletos (2 anos 11 meses e 29 dias) recebam três doses do imunizante. O intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias. Já o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de oito semanas.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de cumprir o esquema vacinal completo. Essa é a maneira mais eficiente e segura para evitar que haja aumento de casos positivos e óbitos pela doença no município. Quanto mais pessoas estiverem com o esquema vacinal completo, menor o risco de contrair a COVID-19 ou de o caso agravar, em quem contraiu a doença.

Confira as UBSs onde é possível cadastrar as crianças para receber a vacina pediátrica:

UBSs

Dias