Hortolândia entra em estado de atenção em razão das fortes chuvas da madrugada

Prefeitura monitora ocorrências e orienta população sobre como proceder em caso de tempestade

Hortolândia entrou em estado de atenção, nesta quarta-feira (28/12), em razão das fortes chuvas que caíram na madrugada. Segundo a Secretaria de Segurança, à qual a Defesa Civil Municipal se vincula, choveu 112 milímetros em 72 horas, 59 mm somente nas últimas 24h. Foi identificado um ponto de alagamento nas imediações do Parque Socioambiental Chico Mendes, no cruzamento da Av. Santana com a Rua João Mendes, no Remanso Campineiro, mas não há registro de vítimas no município por causa da chuva.

“Não temos nenhum desabrigado, nem desalojado, nem ferido, felizmente. Este foi o único ponto de alagamento”, esclareceu a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

A população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de ocorrências. Além disso, conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.

Para enfrentar com segurança a temporada das “chuvas de verão”, marcada pelas precipitações breves e intensas, a Prefeitura executa o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2022-2023. A medida, que atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais, busca prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos por este período, sobretudo alagamentos e inundações, que causam transtornos à população. O Plano vigora até 31 de março de 2023, podendo ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Fazem parte do sistema todas as secretarias municipais (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras).

O decreto sobre a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está na edição 1725 do Diário Oficial Eletrônico do Município, publicado nesta quinta-feira (01/12) e disponível neste link.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados, neste período:

• Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos

• outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas

• evite jogar lixo na rua para não entupir galerias e bueiros