Viário Central de Hortolândia já ganhou mais de 8,8 mil mudas de árvores

Local é um dos beneficiados pelo Projeto de Arborização e Paisagismo, desenvolvido pela Prefeitura

Aos poucos, um dos principais trechos do Superviário, o maior complexo viário de Hortolândia, vai ganhando um visual mais verde, bonito e agradável. Relatórios do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mostram que já foram plantadas, até o momento, 8.872 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil no viário central, que vai da Av. Panaíno, no Res. Green Park, até as imediações do Pq. Socioambiental Remanso das Águas, entre o Parque dos Pinheiros e o Res. Anauá.

O mais recente deles aconteceu no trecho próximo à Ponte da Esperança (Estaiada), no dia seis deste mês, quando as equipes semearam 200 novas mudas de árvores de 1,2 metro de altura. Entre as espécies plantadas estão Jatobá; Cedro; Ipês branco, roxo, rosa e amarelo; Pata de vaca; Goiabeira e Paineira.

Os plantios fazem parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura de Hortolândia. As ações são coordenadas pela Secretaria de Obras e envolvem todas as secretarias municipais. As mais recentes, em calçadas e no interior de duas escolas municipais, contaram com a parceria da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Projeto de Arborização e Paisagismo busca espalhar mais de 50.000 mudas de árvores pela cidade até 2024. A ideia é preservar as espécies nativas da flora nacional, tornando a cidade mais verde e agradável para os animais da fauna local e regional e para a comunidade. As ações começaram em maio deste ano e já passaram por áreas verdes de diversos bairros.

O Projeto de Arborização e Paisagismo atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e permite a compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável. Deste modo, a Administração Municipal projeta Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável.

Confira as principais ações do projeto de Arborização e Paisagismo:

Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.