Estudantes municipais de Hortolândia fazem estudo do meio em projeto de educação ambiental

Visita à sede da Secretaria de Meio Ambiente e à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) fazem parte do projeto de educação ambiental Vivárvore! e do Programa Estadual Município VerdeAzul

Uma aula de educação ambiental ao ar livre. Nesta terça-feira (08/11), 65 estudantes do Ensino Fundamental 2, do 6° ao 9°ano, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” tiveram uma aula diferente de ecologia. A comitiva visitou o Parque Socioambiental Antônio Gazzetta, sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Jd. Terras de Santo Antonio, e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo),no Jardim de Mônaco.

A atividade de estudo do meio faz parte do projeto de educação ambiental Vivárvore!, em realização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto atende à diretiva “Arborização Urbana” (AU7) do Programa Estadual Município VerdeAzul.

Na Fazenda Gazzetta, os estudantes puderam visitar a nascente do córrego lá existente e ainda aprenderam a medir árvore, utilizando o método DAP (Diâmetro à altura do peito da árvore). O estudo foi acompanhado por professores da unidade, pela assistente de direção Azenate Dutra de Brito; pelos professores de referência do Centro de Formação “Paulo Freire”, Maybe Lordano e Rafael Quintanilha, e do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), Rosângela Rocha e Patrícia Ermetice, além da engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Alynne Sant'Anna.

“Foi muito importante essa nossa saída, porque os alunos puderam vivenciar aquilo que eles aprendem em sala de aula: compreender a importância da arborização, de ter árvores adequadas na região urbana, assim como a preservação de áreas naturais, de áreas de proteção ambiental e a preservação dessa mata nativa. Dentro da estação de tratamento de esgoto, podemos ressaltar a importância da separação e do destino correto dos nossos dejetos. Tenho certeza que isso será um ensinamento que eles vão levar pra frente”, avalia a professora de Ciências da Emef Taquara Branca, Maria Victória Batista Palmero.

“O estudo do meio proporcionou aos estudantes o contato com temas que a gente estuda em sala de aula, ao visitar a estação de tratamento de esgoto e a Fazenda Gazzetta. Proporcionou para eles também o conhecimento do município de Hortolândia, ou seja, o seu lugar de vivência”, ressaltou o professor de Geografia da Emef Taquara Branca, Ênio Froes.

Participar das atividades ao ar livre empolgou os estudantes. “Eu achei a visita muito interessante, o trabalho de tratamento é importante e bonito para Hortolândia ou para qualquer outro estado e município. O que me chamou mais atenção é a forma que eles conseguem transformar uma água suja em uma água limpa. Eu aprendi que tem níveis de classificação de água, eu gostei muito, foi muito legal”, afirmou Milena Souza da Silva, estudante do 6º ano.

“Eu achei muito legal aqui na Fazenda Gazzetta. As nascentes são muito interessantes. Os instrutores que ajudaram a gente souberam explicar muito bem. Tivemos bastante aventuras aqui. Eu achei muito legal aprender sobre a fotossíntese”, comentou Brayan Ramos Geronimo, aluno do 8º ano.

“O que mais me chamou atenção aqui na fazenda é que é um projeto bem diferente. As pessoas daqui se importam com a natureza e com o que tá acontecendo no mundo. O trabalho que eles fazem aqui é muito interessante, as nascentes são bem legais. O mais legal foi a experiência com a fotossíntese”, destacou o estudante do 9º ano, Rogério de Souza Júnior.