Projeto Vivárvore! ensina crianças de Hortolândia a amar e cuidar da natureza

Contação de história na Emef Helena Futava Takahashi, nesta quinta-feira (15/09), marcou o início das ações de projeto ambiental promovido pela Prefeitura

Amar e cuidar da natureza é algo que, em Hortolândia, também se aprende na escola. A contação da história “A Árvore Generosa”, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Shel Silverstein, marcou o início do projeto de educação ambiental Vivárvore!, em realização pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Em breve, a iniciativa envolverá também outras secretarias municipais, como as de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Governo. Com ele, o projeto busca atender à diretiva “Arborização Urbana” (AU7) do Programa Município VerdeAzul, do Governo de São Paulo.

A contação desta quinta-feira (15/09) acontece novamente nesta sexta (16/09), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi. Outra escola participante na etapa piloto, que beneficiará 670 estudantes, é a Emef Villagio Ghiraldelli, também localizada no Jd. Campos Verdes, onde haverá ações no dia 23 de setembro. Segundo os organizadores, a ideia é levar as atividades de educação ambiental a outras escolas da rede municipal.

A história escolhida pela professora Cláudia Silva, do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), conta a relação de amor e amizade entre um menino e uma árvore, que vai se transformando com o passar do tempo, à medida que os valores humanos vão mudando, no universo adulto, e a generosidade vai cedendo lugar ao egoísmo e à ganância. A contação busca, de maneira lúdica, sensibilizar e conscientizas as crianças acerca do que a natureza representa para cada uma delas e para a humanidade em si. Após ouvirem a narrativa, elas conversam com a contadora sobre curiosidades e benefícios das árvores. Cada aluno recebe um pedaço de papel em formato de folha para que escreva uma mensagem sobre o que aprendeu e depois cole esta folha em uma enorme árvore de cartolina afixada na lousa.

“O que eu mais gostei no projeto foi a iniciativa de falar sobre as árvores, porque, geralmente, nenhuma outra pessoa vem à escola para falar sobre árvores. O que eu mais gostei foi da leitura e sobre o que a leitura fala. Também gostei das curiosidades. Ela falou bastante coisas que eu não sabia e eu gosto de árvores! Depois desse projeto eu adorei as árvores! Tem uma espécie, a Angelim vermelho, que eu não conhecia e eu vou pesquisar sobre ela”, afirmou a estudante Sarah de Jesus Santos, do 5° ano A.

“Trouxemos, com esta contação de história, um momento para que as crianças pudessem entender a importância da árvore e, de maneira lúdica, receber esta mensagem de que é importante o meio ambiente, a educação ambiental”, comenta a professora Cláudia.

“É um projeto que veio conscientizar os nossos alunos sobre a conservação do meio ambiente. É uma história muito significativa que, acredito, vai fazer a diferença na vida das nossas crianças. Estamos muito apreensivos e com grande esperança de que vá fazer a diferença, sim, na conscientização das crianças e que elas vão levar para casa e fazer esse trabalho com os pais também”, destacou a diretora da Emef Helena Futava, Simônica Duarte.

Além das ações lúdicas e pedagógicas, o projeto inclui formações voltadas aos profissionais da Educação; visitas agendadas ao OAPE (antigo Creape); distribuição de fôlderes informativos às famílias das crianças da rede municipal de ensino; exibição de filmes que tratam do tema, como “O Lorax: em busca da trúfula perdida”, de 2012; e o plantio de árvores nas escolas municipais.