Para levar a comunidade escolar a mudar atitudes na área ambiental, Emei Jd. Interlagos promove gincana solidária

Campanha faz parte da edição 2022 do Projeto Gota D’Água, promovido pelo Consórcio PCJ, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia

A fim de levar a comunidade escolar a rever atitudes e abraçar a causa da redução dos impactos ambientais, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Interlagos promove uma gincana solidária. A campanha vai até o dia sete de outubro e acontece no âmbito do Projeto Gota D’Água 2022, realizado pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste ano, o projeto tem como tema “Água e mudanças climáticas: o clima muda e nossas vidas também”. A unidade tem atualmente 350 alunos, 107 em cinco salas de creche e 243 em 12 turmas de pré-escola.

Segundo a equipe gestora, formada pela diretora Michele Giatti Zampolin; pela Assistente de Direção, Renata Silva de Paula, e pela Coordenadora Pedagógica, Sheyla N. Montedori, o objetivo da gincana é conscientizar e transformar tanto as crianças, quanto os demais integrantes da comunidade escolar, por meio de atitudes e ações sustentáveis. Ao todo, a equipe organizadora propõe 10 desafios. Ao cumpri-los a criança, ajudada pela família, pontua e troca a ação ou tarefa por uma “moeda ecológica”, a “Ecomoeda”. Os números serão computados e a sala que obtiver maior número de moedas conquistará um prêmio: um piquenique no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Creape, no Jd. Santa Clara do Lago. Serão premiadas duas salas, uma pela manhã e outra à tarde.

“Neste ano de 2022, nossa gestão propôs um trabalho diferente, um trabalho mais prático, mais de acordo com a realidade de nossas vivências e eu abracei a causa. As crianças estão envolvidas, entendendo a importância do descarte correto e, além disso, estão entendendo que nosso lixo pode ser reaproveitado, ressignificado. Eles ficaram contentes em saber que os lacres e as tampinhas vão virar cadeira de rodas para quem precisa, as latinhas vão ajudar na renda de muitas famílias. É a primeira vez que vejo um projeto de meio ambiente realmente abranger as famílias, a comunidade e principalmente as crianças, a quem depois temos toda a esperança de um planeta melhor no futuro”, afirma a Profª Alessandra Breda Lúcio.

Para além dos muros da escola, crianças e adultos também abraçaram a causa ambiental. “Todo mundo pode fazer a sua parte para as árvores não morrerem, não deixar o chão sujo, ajudar quem precisa de cadeira de rodas e a gente ter uma vida 'mais melhor'. Então, vamos cada um fazer sua parte!", comenta o estudante do Jardim I C, Joaquim Oliveira da Silva.

“Com a nossa participação estamos influenciando muitas pessoas a contribuírem com o meio ambiente. Quando começamos a participar, explicamos sobre o desafio para nossos familiares e amigos participarem também. Dessa forma, todos estão ajudando e o mais legal é ver as pessoas contando como mudaram seus hábitos tanto em casa quanto em relação ao que vemos na rua, porque muitas vezes não reparamos mais. Através da gincana, estamos com esse olhar mais crítico de como tem tanto lixo prejudicial ao meio ambiente nas ruas. Muitos também não faziam a separação dos lixos e recicláveis em suas casas e agora se lembram da importância dessa separação para o meio ambiente. Está sendo muito gratificante poder notar que estamos fazendo a diferença através da participação na gincana”, afirma Jaqueline Damasceno, mãe da estudante Alice Damasceno dos Santos, do Jardim I.

Hortolândia participa anualmente do projeto Gota D’Água desde sua criação, em 1994. Ele envolve estudantes de toda a rede – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini” e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores, agentes educacionais e demais membros da comunidade escolar. Os trabalhos são desenvolvidos nas unidades escolares até setembro e os mais destacados submetidos à premiação. O prêmio “Sua Gota faz a diferença” tem regulamento próprio para cada modalidade de ensino e todas as produções elaboradas deverão abordar o assunto “Água e Mudanças Climáticas” e os ODSs 6 e 13 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas. Crianças da Educação Infantil farão vídeos; as do Ensino Fundamental I, CIER e EJA I, desenhos; já as do Ensino Fundamental II e EJA II, podcast.