Água e mudanças climáticas são tema de formação de abertura da edição 2022 do Projeto Gota D’Água

Formação remota é voltada a assistentes de direção e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Hortolândia

“Água e mudanças climáticas: o clima muda e nossas vidas também”. Eis o tema deste ano a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Gota D’Água, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Na tarde desta sexta-feira (10/06), cerca de 70 assistentes de direção e coordenadores pedagógicos participaram da formação de abertura das atividades do projeto em 2022. A formação, com foco no aquecimento global e nos impactos que este exerce na mudança climática do planeta, foi realizada de maneira remota e online, via plataforma Zoom.

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela formação, o tema, atual e oportuno, favorece os trabalhos de sensibilização e conscientização ambiental junto à comunidade escolar. O objetivo é intensificar as ações neste sentido, diante da observação e do reconhecimento de situações voltadas à utilização, conservação e cuidados dos recursos hídricos e do meio ambiente e seus impactos em diferentes esferas da sociedade.

Hortolândia participa anualmente do projeto desde sua criação, em 1994. Ele envolve estudantes de toda a rede – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini” e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como assistentes de direção, coordenadores pedagógicos, professores, educadores, agentes educacionais e demais membros da comunidade escolar. Os trabalhos são desenvolvidos nas unidades escolares até setembro e os mais destacados submetidos à premiação. O prêmio “Sua Gota faz a diferença” tem regulamento próprio para cada modalidade de ensino e todas as produções elaboradas deverão abordar o assunto “Água e Mudanças Climáticas” e os ODSs 6 e 13 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas. Crianças da Educação Infantil farão vídeos; as do Ensino Fundamental I, CIER e EJA I, desenhos; já as do Ensino Fundamental II e EJA II, podcast.

Ainda segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, neste ano, no Ensino Fundamental, o Projeto Gota D´Água 2022 deverá ser desenvolvido também por meio de atividades interdisciplinares, partindo das habilidades a serem desenvolvidas e contempladas no planejamento dos professores com o envolvimento da comunidade escolar. O trabalho também poderá integrar ações de projetos elencados pela escola e pelas parcerias realizadas com a Secretaria. Já na Educação Infantil as atividades devem partir das vivências e experiências propostas às crianças, organizadas de acordo com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) e integradas ao planejamento escolar, contemplando o Currículo Municipal da Educação Infantil e de acordo com os Campos de Experiências propostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).