Abertas inscrições para o 2º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida

Promovida pela Prefeitura, formação é voltada a profissionais da educação de escolas municipais, estaduais e particulares do município

Já estão abertas as inscrições para o “2º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida - Lei Federal nº 13.431/2017 - Prevenção e enfrentamento às violências contra crianças/adolescentes”, promovido pela Prefeitura. A formação busca preparar profissionais da área da educação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, fortalecendo ainda mais a rede de proteção, dentro do Sistema de Garantia de Direitos em Hortolândia. A iniciativa é da EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), Departamento da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

Há 400 vagas disponíveis. A formação está marcada para o dia 10 de novembro, das 19h às 21h, no Auditório Arlete Afonso, dentro do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265, Parque Ortolândia. A inscrição é gratuita e voltada a profissionais da educação de escolas municipais, estaduais e particulares de Hortolândia. Basta clicar, até o dia quatro de novembro, neste link. Outra opção é acessar o Portal do Servidor

As palestrantes são as multiplicadoras da Escuta Protegida, em parceria com a Comissão  Intersetorial de Enfrentamento as Violências contra Crianças e Adolescente e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Comissões da Infância e Juventude.

Segundo a Escola de Gestão Pública, disponibilizar esta formação gratuita é algo extremamente importante, tanto para o funcionalismo quanto para a sociedade civil. É que a implantação da Lei da Escuta Protegida tem como principal objetivo não revitimizar crianças e adolescentes submetidas a quaisquer tipos de violência, oferecendo a elas acolhimento e encaminhamento corretos, medidas de extrema importância para a proteção.

A realização do workshop integra um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura para o enfrentamento da violência infantojuvenil no município. Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”.

“A realização do 2º Workshop de sensibilização sobre a Lei de Escuta Protegida mostra-se mais uma ação de suma importância para garantir e efetivar o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A 1a. edição do Workshop, realizada em agosto/2022, voltada aos próprios servidores municipais, foi um sucesso e se mostrou uma ferramenta importante para que os nossos servidores municipais primeiro saibam diagnosticar e depois adotar as medidas necessárias para prevenir e coibir a violência. A 2ª edição do Workshop agora se volta àqueles profissionais da área educacional, que lidam diariamente com o público infantojuvenil”, afirma o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoal, Eduardo Dias de Vasconcelos.