Prefeitura promoverá 1º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida

Formação preparará servidores municipais e integrantes do sistema de garantias de direitos para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia abrirá, nesta segunda-feira (18/07), as inscrições para o “1º Workshop de sensibilização sobre a Lei da Escuta Protegida - Lei Federal nº 13.431/2017 - Prevenção e enfrentamento às violências contra crianças/adolescentes”. A formação será promovida pela EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), Departamento da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, na quarta-feira (17/08), das 8h às 12h30, no teatro Elizabeth Keller de Matos, na Rua Graciliano Ramos, 161, no Jd. Amanda I.

A capacitação é voltada a servidores municipais e integrantes do Sistema de Garantia de Direitos que atuam na cidade. O grupo de Instrutores é formado pelos seguintes servidores: Adriana Alves dos Santos Herdeiro, Ana Lúcia Denadai Schmidt, Ana Paula Lacerda, Angélica Marcelino Toscaro, Cláudia Maria Melo da Silva, Maria Aparecida Ribeiro Miranda, Maria de Fátima Gomes Oliveira, Maria Letícia da Cunha Almendra Pereira, Natália Cristina Corvino Iaconis, Pauline de Mello Martins Simão e Simone Vieira da Silva Miranda.

As inscrições poderão ser feitas por meio do Portal do Servidor da Prefeitura, disponível neste link. Servidores municipais precisarão preencher um formulário de inscrição, com a assinatura da chefia imediata, que deve ser enviado para o seguinte e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Já para integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, a inscrição deverá ser feita por meio do seguinte link.

A realização do workshop integra um conjunto de ações realizadas pela Prefeitura para o enfrentamento da violência infantojuvenil no município. Uma delas é o curso voltado a integrantes da rede de proteção, em andamento desde 2021, de “Escuta Especializada - Formação de Multiplicadores”, que busca capacitar o funcionalismo municipal para que possa atender, de maneira apropriada, casos de violência sexual infantojuvenil (física, psicológica, sexual, institucional e negligência), registrados na cidade.

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”.