Após construção de canal, empresa prepara taludes às margens do Jacuba

Para oferecer mais qualidade de vida e saúde à população, Prefeitura de Hortolândia revitaliza área degradada no Jd. Novo Ângulo

A canalização do córrego Jacuba, na altura do Jardim Novo Ângulo, chegou ao fim. Feito em concreto aberto, o canal tem 416 metros de extensão, indo até o Jd. Santa Emília e às Chácaras Reymar. Agora, as equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia começam a preparar os taludes às margens da estrutura. Os taludes são planos de terreno, inclinados, que conferem sustentação ao solo existente.

O canal ganhou também um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas. A mesma técnica foi utilizada nas obras de canalização em curso no Jd. Santa Fé e na Vila Real.

Segundo a Secretaria de Obras, a área em revitalização pela Administração Municipal será, em breve, um parque linear, com ciclovia e pista de caminhada. O trecho em obras fica próximo à Rua Paulo Francisco Cardoso. Os trabalhos começaram no princípio de junho deste ano e já estão 90% realizados.

A pista de caminhada terá 427,03 metros e a ciclovia, 421,38 metros. Está prevista ainda iluminação em LED em todo trecho do parque.

A obra trará mais qualidade de vida à população local, retirando desta área materiais de descarte irregular e esgoto a céu aberto, criando no lugar um espaço de lazer e convivência, arborizado. “Com a canalização, evitaremos o avanço da erosão das margens do córrego”, afirma o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto.

De acordo com Sarto, na altura das Chácaras Reymar, havia um ponto de descarte irregular de entulho e lixo orgânico, ação que contribui para a erosão do terreno. Além de prejudicar a vegetação nativa, proteção natural de encostas, estes resíduos e terra são arrastados pela chuva para o córrego.

A obra é realizada com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contrato pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população.