Série conta a história de Hortolândia por meio de relatos de moradores

Episódio de estreia, nesta quinta-feira (20/10), traz relato de Anna Camargo Martins, de 90 anos

A história da cidade também pode ser contada pelo relato de moradores. É com essa premissa que a Prefeitura de Hortolândia estreia a série “Histórias de nossa gente: memórias afetivas sobre a cidade”. O primeiro episódio traz o depoimento de Anna Camargo Martins (foto). A exibição será nesta quinta-feira (20/10), às 19h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O trailer pode ser conferido neste LINK.

A série, produzida pela Secretaria de Cultura, busca valorizar a memória de Hortolândia a partir das histórias de pessoas que ajudaram a construir a cidade. Em seus depoimentos, os moradores recordam seus afetos e ofícios que se refletem no desenvolvimento do município. A série é formada por três episódios. Os próximos serão exibidos nos dias 03 e 17/11, às 9h, com depoimentos de representantes de matriz africana, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20/11.

Dona Anna, de 90 anos, é uma ilustre moradora da região do Remanso Campineiro. Ela é da família Camargo, que tem importância histórica para Hortolândia. Anna é filha de Sabina Baptista Camargo, que dá nome a uma das principais avenidas do município. Em seu depoimento, dona Anna relembra a época em que trabalhou como costureira. Ela conta curiosidades sobre a antiga Estação Jacuba, restaurada pela Prefeitura e onde atualmente é o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte. Dona Anna conta também sobre a época que a cidade tinha paisagem rural e era habitada por moradores de sítios e fazendas. A entrevista com dona Anna foi gravada em setembro deste ano, durante a visita que ela fez ao Centro de Memória.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca a importância do depoimento de dona Anna para as gerações jovens. “Dona Anna deixa uma mensagem muito consciente para as gerações futuras. Traz uma lucidez que nos serve como grande lição de vida”, enaltece Bueno.