Centro de Memória de Hortolândia abre para visitação neste fim de semana

Espaço também promove o evento “Estação Viola”, neste domingo (28/05)

Que tal comemorar o aniversário de Hortolândia com uma viagem pela história do município? O público pode fazer isso no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura. O espaço estará aberto neste sábado e domingo (27 e 28/05), das 9h às 13h. O centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. No último fim de semana de cada mês, o centro abre para visitação. E quem for ao centro no domingo também poderá conferir mais uma edição do evento “Estação Viola”, a partir das 9h. A abertura do centro e o evento integram a programação comemorativa dos 32 anos de emancipação política do município.

Ao visitar o centro, o público tem a oportunidade de conhecer a história de Hortolândia. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos sobre a história da própria estação e do município, que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais são parte importante do patrimônio da cidade.

EXPOSIÇÃO

Os visitantes podem conferir no centro a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, morador ilustre da cidade. A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Chiquinho e do centro. Um dos destaques da exposição é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.

O TREM PASSA

O Centro de Memória de Hortolândia fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o centro orienta os visitantes a permanecerem na área externa cercada com grade para tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem.

ATRAÇÕES VERDES

Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.

Outra atração verde é um exemplar da espécie de árvore popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio. A árvore está na entrada para dar as boas-vindas aos visitantes. A árvore tem estrutura e tronco parecidos com a da bananeira. Porém, seu fruto não é comestível. Por ter folhas grandes, a árvore acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu seu nome popular. Outra característica é a copa em forma de leque. A espécie é originária de Madagascar. Seu nome científico é Ravenala madagascariensis.

ATRATIVOS TECNOLÓGICOS

O Centro de Memória ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o centro disponibiliza Wi-Fi, cujo uso é gratuito mediante uso de senha, que deve ser solicitada na recepção. O Wi-Fi é fornecido pelo grupo Railcam Brasil.

ESTAÇÃO VIOLA

A cultura caipira e a música sertaneja de raiz são elementos que fazem parte da história de Hortolândia. Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura promove mais uma edição do evento “Estação Viola”,  neste domingo, às 9h.

O evento terá apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. O grupo tocará um repertório com clássicos e sucessos da música sertaneja de raiz. A orquestra, criada em 2009 e cujo um dos idealizadores é Mestre Chiquinho, é formada por homens e mulheres. Ao longo de sua existência, o grupo já fez apresentações em outras cidades da região, do interior paulista e de outros estados do Brasil. A Orquestra já gravou CD e recebeu prêmio da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O evento contará ainda com as participações do cantor Chico Amado e de artistas e duplas sertanejas da cidade e região. Outra atração será o grupo Pioneiros do Catira, que fará apresentação de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos.

Confira abaixo a programação do “Estação Viola”:

– 8h30: Dudu & Damasceno

– 9h10: Apresentação do grupo Pioneiros do Catira