Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia recebe prêmio na Assembléia Legislativa de São Paulo

Os violeiros da cidade, merecidamente, tiveram seu trabalho reconhecido. A Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia recebeu, nesta sexta-feira (06/03), o Prêmio “Inezita Barroso” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A cerimônia da 4ª edição do prêmio foi na sede do poder legislativo, na capital paulista. A orquestra conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. Também participaram do evento a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o secretário adjunto de Cultura, Adilson Nascimento de Carvalho, o diretor artístico da orquestra, Mauri Lima, cantor da dupla Mauricio & Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó, o gerente de Cultura e maestro do grupo, Tim Mendes, e o coordenador da Unidade Cultural “Arlindo Zadi”, André Luís Padovani.

Para dar uma amostra do seu talento, a orquestra tocou a música “Chico Mineiro”, um dos clássicos da música sertaneja. Ao final da apresentação, o público retribuiu com aplausos calorosos.

De acordo com a ALESP, o prêmio é concedido a 10 personalidades (físicas ou jurídicas), grupos ou entidades que se destacaram por sua contribuição à música caipira de raiz e à cultura sertaneja no Estado. Os premiados são indicados por parlamentares e pela sociedade civil.

A Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia foi criada em 2009 pelos mestres Chiquinho, João Batista e Eliseu Teodoro. Atualmente, o grupo é formado por cerca de 30 integrantes, entre homens e mulheres. Desde sua criação, a orquestra recebe constantes convites para fazer apresentações em outras cidades da região, do interior paulista e até de outros estados do Brasil. Em breve, a Orquestra lançará um CD com regravações de clássicos da música sertaneja. A produção do disco é da Secretaria de Cultura.

Para a secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela orquestra. “O prêmio valoriza ainda mais o trabalho de alta qualidade artística e musical feito com dedicação e carinho pelos violeiros. A orquestra é um tesouro cultural da cidade. O grupo leva o nome da cidade para todo o país, divulgando toda a riqueza da cultura sertaneja para as novas gerações”, destaca Alessandra.

INEZITA BARROSO

Inezita Barroso, cujo verdadeiro nome era Ignez Magdalena Aranha de Lima, nasceu na capital paulista em 1925. Cantora e compositora, Inezita foi uma das maiores artistas da música sertaneja. Ela iniciou sua carreira na década de 1950, tendo lançado dezenas de discos, nos quais gravou clássicos da música caipira, da MPB e de outros gêneros musicais. De 1980 a 2015, a artista apresentou o programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura. Inezita faleceu no dia 8 de março de 2015. Para homenageá-la, a ALESP sancionou em 2016 o prêmio com o nome dela. A cerimônia de premiação sempre acontece em data próxima ao dia de falecimento da artista.