Sanfoneiro Enok Virgulino é atração do sarau “Parada Poética” em Hortolândia

Evento da Prefeitura será nesta segunda-feira (03/07), às 19h, no Centro de Memória

Hortolândia inicia o período de festas julinas com muito forró. A Prefeitura promove mais uma edição do sarau “Parada Poética”, na próxima segunda-feira (03/07). A atração será o sanfoneiro Enok Virgulino. O evento será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.

Essa será a segunda vez que o músico participará do sarau. A primeira vez foi no ano passado, quando ele transformou o Centro de Memória em um verdadeiro “arraiá”.

Por mais de 30 anos o sanfoneiro se destacou à frente do Trio Virgulino. O grupo foi formado nos anos 1980 na cidade de Parnamirim, no interior do Pernambuco. Na década seguinte, o trio caiu nas graças do público jovem com o movimento do forró universitário. Na época, o trio fez shows em países como França, Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Suíça. Ao longo da carreira, o grupo se apresentou e gravou com artistas renomados, como Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Caetano Veloso, Tato (líder do grupo Falamansa) e Zeca Baleiro. Em 2018, Enok iniciou carreira solo com o lançamento do disco “Forró bom é aqui!”. No ano passado, o músico lançou o segundo disco solo, “Enok Virgulino convida”, com participações de Gilberto Gil, Chico Cesar, entre outros artistas.

RECITAR POESIAS

O sarau “Parada Poética” é um momento que a Prefeitura oferece para a população recitar poesias ou textos literários de autoria própria ou de escritores conhecidos. Para participar, é só comparecer no dia do evento.

O sarau acontece no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, que ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014.

A curadoria do sarau é do rapper e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seu toca-discos. Entre uma declamação e outra, o público poderá desfrutar da área de alimentação com food trucks.

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.

A primeira edição do sarau foi em março de 2022. Desde então, o evento já recebeu artistas renomados, como Lirinha, líder do grupo Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros.