Sarau “Parada Poética” abre programação do aniversário de 32 anos de Hortolândia

Evento será no feriado do Dia do Trabalho, na segunda-feira (01/05), às 19h; atração será o músico e poeta Lirinha

Você gosta de Hortolândia? Então, mostre seu amor pela cidade com a declamação de uma poesia no sarau “Parada Poética”. O evento abre a programação da Prefeitura em comemoração aos 32 anos de emancipação política do município. O sarau será na segunda-feira (01/05), feriado do Dia do Trabalho, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A atração será o músico e poeta Lirinha (foto)

O sarau é um momento que a Prefeitura oferece para a população recitar poesias ou textos literários de autoria própria ou de escritores conhecidos. Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do rapper e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seu toca-discos. Entre uma declamação e outra, o público poderá desfrutar da área de alimentação com food trucks.

Lirinha, cujo verdadeiro nome é José Paes de Lira, alcançou fama como líder do grupo musical Cordel do Fogo Encantado, criado em Pernambuco, nos fim dos anos 1990, para o espetáculo teatral de mesmo nome. O grupo se notabilizou pela mistura de MPB, ritmos regionais e a cultura nordestina. Em 2000, o grupo lançou o primeiro disco, que teve produção do mestre da percussão, Naná Vasconcelos, músico pernambucano com reconhecimento internacional. Ao longo da carreira, o grupo lançou outros quatro discos.

Em 2010, a banda deu uma pausa. A partir daí, Lirinha iniciou carreira solo e realizou outros projetos relacionados com poesia e trilhas sonoras para peças de teatro, alguns em parceria com outros artistas. Neste ano, lançou o terceiro disco solo, “Mêike Rás Fân”. Um dos destaques é a música “Antes de você dormir”, cujo videoclipe já está disponível no YouTube.

PARADA POÉTICA

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.  A primeira edição do sarau aconteceu em março de 2022. Desde então, o evento já recebeu artistas renomados, como Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros.