Hortolândia encerra programação do “Agosto Dourado” com palestra na Câmara Municipal

Evento nesta terça-feira (30/08) contou com participação de mais de 50 pessoas

Para fechar a programação da campanha “Agosto Dourado”, a Prefeitura de  Hortolândia promoveu uma palestra na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (30/08). De acordo com a Secretaria de Saúde, participaram mais de 50 pessoas, dentre autoridades, profissionais de saúde e moradores. Também estiveram presentes no evento o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, o secretário adjunto da pasta, Leandro da Silva Severino, a presidente do FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia e primeir dama, Maria dos Anjos Barros, e a articuladora da Atenção Básica do DRS (Departamento Regional de Saúde) –VII, Marlene Rizziolli.

A palestra, intitulada “Agosto Dourado: conscientização sobre o aleitamento materno”, abordou a importância e os benefícios da amamentação para a saúde do bebê e da mãe. Também foi apresentado um resumo das ações da campanha realizadas pela Prefeitura.

“Apesar da campanha ‘Agosto Dourado’ enfocar a importância do aleitamento materno ao longo deste mês, ressaltamos que as unidades de saúde do município dão orientações e auxiliam as pacientes que estão amamentando durante o ano todo”, reforça a pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama, que ministrou a palestra.

Capacitação

A Prefeitura ministrou neste ano uma capacitação sobre aleitamento materno para as equipes de saúde, com o objetivo de oferecer atendimento e orientação cada vez mais qualificados para as gestantes, parturientes e puérperas atendidas pelo município A formação também visou capacitar as equipes para a retomada ou a implantação dos grupos de amamentação nas unidades de saúde.

O trabalho implementado por Hortolândia para estimular o aleitamento materno é destaque na região. A Prefeitura foi convidada para ministrar uma palestra sobre as ações desenvolvidas na rede de saúde na reunião do GTAB (Grupo de Trabalho de Atenção Básica), neste mês. O grupo é formado pelas Secretarias de Saúde dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas).