Unidades Básicas de Saúde de Hortolândia participam da campanha “Agosto Dourado”

Você também pode consultar esta reportagem em VÍDEO, clicando neste LINK.

Do acompanhamento gestacional à orientação beira leito, a campanha “Agosto Dourado” orienta mulheres sobre a importância do aleitamento materno

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia recebem, neste mês de agosto, uma série de atividades em virtude da campanha “Agosto Dourado”. Promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, a campanha temática tem a finalidade de orientar gestantes e puérperas sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento dos bebês. Além das vinte unidades de saúde visitadas no município, a campanha “Agosto Dourado” realizou a orientação beira leito no Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas.

A campanha “Agosto Dourado” foi instituída, em 1990, pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com a missão de tornar o aleitamento materno um tema global. Em Hortolândia, a campanha foi regulamentada por meio da Lei Municipal nº 3.663 de 2019 com o objetivo é intensificar as ações de conscientização no município e mobilizar a sociedade sobre a importância do assunto.

Segurando a filha Maya no Colo, Sílvia Helena comenta as dificuldades da amamentação, uma novidade para ela. “A primeira dificuldade é que até a gente acostumar com a pega do bebê, entender o jeito certo de dar o leite, é bem complicado. Aqui no Hospital Mário Covas eles estão ajudando bem, dando bastante suporte, ensinando como amamenta, como a gente pode pegar o bico do peito, para incentivar o bebê na hora de amamentar, porque, às vezes, ele não quer, tem preguiça demais. Então, a equipe do hospital nos ensina, tira todas as nossas dúvidas”, comenta.

A menina Maya é uma das 160 crianças que nascem por mês no Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas. Com o propósito de ensinar e orientar as mamães sobre a importância da amamentação, o Hospital programou, para este mês, uma ação interna em comemoração à campanha “Agosto Dourado”, como explica a Enfermeira de Educação Permanente, Maria Solange P. Santos. “Um olhar direcionado. Então, conversamos, juntamos toda a equipe multidisciplinar e decidimos realizar essa orientação beira leito, para que a gente pudesse orientar as nossas pacientes, as mãezinhas, as nossas puérperas, gestantes, sobre importância da amamentação. Mas não é só a importância da amamentação. Também orientamos sobre o retorno ao trabalho, quais são os direitos que ela tem, qual alimentação que é importante ingerir durante esse momento. Por isso, envolvemos uma equipe multidisciplinar nesse processo”, explica.

A orientação beira leito no Hospital Mário Covas é realizada por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, ginecologistas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos. Além de apresentar dicas práticas sobre a amamentação, o objetivo da ação é reforçar a importância do leite materno nos dois primeiros anos de vida dos bebês, conforme explica a enfermeira especializada em saúde da Mulher e consultoria de amamentação, Alessandra Lindquist. “Com essa orientação, evitamos alguns problemas futuros, como o desmame precoce. A mãe sabendo a importância de alimentar e que ela pode amamentar de várias posições diferentes de forma a garantir uma posição confortável para ela e para o bebê, é muito bom. A ideia é que as mães se sintam mais tranquilas para amamentar, entendam que não há uma posição correta, contando seja bom para ela e para o bebê”, finaliza.

Orientações que ajudam até mesmo as mães mais experientes, como a Roselúcia Santos Souza. Mãe de três filhos, ela avalia o acolhimento que recebeu durante a gravidez. “É como se fosse a primeira gestação. O hospital Mário Covas está fazendo uma abordagem muito bacana com as mães. Desde que cheguei aqui, fui instruída, recebi alguns profissionais, que vieram aqui para nos orientar, falar sobre qual forma é a melhor para amamentarmos, para manter a criança saudável. Então, essa campanha vem agregar muito pra gente”, avalia Roselúcia.

Além da ação com as puérperas no hospital Mário Covas, a campanha “Agosto Dourado” realiza, neste mês, uma série de atividades com gestantes e mães atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde do município. Entre palestras, rodas de conversas, distribuição de materiais impressos e troca de vivências, as mães tiram dúvidas, recebem orientações e fortalecem o vínculo com os filhos. Uma dessas ações foi realizada na UBS São Jorge, no Jd. São Jorge, onde gestantes participaram de uma palestra com dicas sobre relaxamento, postura e estímulos usados durante a amamentação. O encontro foi promovido pelo programa “Amigos do Peito”, equipe multidisciplinar que realiza o treinamento de profissionais da rede municipal de saúde. Durante todo o ano, o programa “Amigos do Peito” realiza o acompanhamento das gestantes em todas as fases da gravidez e, também, no pós-natal. É uma forma de garantir que, além da amamentação, as mamães aprendam sobre os cuidados e acompanhamentos necessários para a saúde dos bebês.