Enxovais de maternidade são doados a gestantes de Hortolândia

Programa Cuidar realizou a entrega de cerca de 1.500 kits maternidade, desde outubro

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (26/07), a entrega de 160 kits de maternidade a gestantes atendidas pelas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município. A ação foi promovida pelo Programa Cuidar. A cerimônia de entrega dos kits mobilizou gestantes, familiares e autoridades na ASBAFE (Associação Batista Fruto da Esperança), na Vila Real.

Organizado por meio dos esforços intersetoriais da Prefeitura de Hortolândia, o Programa Cuidar foi lançado oficialmente em outubro do ano passado. A proposta do programa é atender mães e gestantes promovendo várias medidas socioassistenciais nos âmbitos da saúde, educação e capacitação profissional. Com a ação desta quarta-feira (26/07), o programa social contabiliza a entrega de 1.480 kits maternidades às gestantes.

O Prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, avalia que a participação no “Programa Cuidar” viabiliza o acesso das mulheres aos diversos serviços ofertados pelo funcionalismo público municipal. “Mais do que realizar a entrega desses kits, o Poder Público tem a obrigação de cuidar das pessoas, permitindo o acesso aos equipamentos públicos, oferecendo oportunidades de emprego, acesso à moradia e à saúde de qualidade, promovendo a dignidade das pessoas.  Eu quero parabenizar a equipe de gestores responsável por esse programa, mais uma prova do olhar atento e cuidadoso às pessoas que mais precisam”, afirma Zezé Gomes, ao anunciar as negociações recentes da Prefeitura de Hortolândia para aumentar o efetivo de médicos nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O kit maternidade doado pelo Programa Cuidar inclui uma diversidade de itens utilizados pelas mães nas primeiras semanas de vida dos bebês. O kit é formado por lenços umedecidos, sabonetes líquidos, termômetros, bolsa, banheira, mantas, “mijãozinhos”, cremes contra assadura e um coletor de leite, uma forma de incentivar as mães a praticarem o aleitamento materno.

A gestante do Jd. Amanda, Crislaine Santos, comemora o acesso aos itens do enxoval. “A fralda, a banheira, o sabonete, tudo isso acaba sendo muito útil. A roupinha, na saída da maternidade. Esse programa é muito bom, porque, às vezes, nós não temos condições de comprar esses itens”, comenta Crislaine, que está na 32ª semana de gestação, ansiosa pelo nascimento do filho Luca Matias.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, o Programa Cuidar vai além da entrega dos kits maternidade. “Este programa visa cuidar das gestantes, para que elas participem de todas as consultas, façam todos os exames. Se alguma delas apresentar problemas alimentares, poderão ter acesso às cestas básicas doadas pelo Fundo Social. Elas também poderão ter acesso ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), pela Secretaria de Inclusão Social. Esse programa também pensa na inclusão dessas crianças nas creches. Para finalizar, se essas mães quiserem retornar ao mercado de trabalho, poderão participar dos diversos cursos ofertados gratuitamente pelo Fundo Social. O Programa Cuidar se preocupa em cuidar tanto do bebê quanto da mamãe”, explica Maria do Anjos.

Mãe de dois filhos e aguardando a chegada do terceiro, a moradora do Jd. Novo Ângulo, Sidneia Oliveira, é umas das mulheres atendidas pelo CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). “Eu não sabia que o Programa Cuidar continuava atendendo as mães. Achei muito legal. Eu comento com todo mundo que o atendimento pelo SUS, o cuidado dos médicos e dentistas, é maravilhoso. Eu estou sendo muito bem assistida nesta fase”, opina Sidneia, grávida da menina Olívia.

O Programa Cuidar é realizado a partir dos esforços conjuntos das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Educação, de Saúde e de Governo. O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, traduz o propósito do programa. “O Programa cuidar tem um significado muito profundo. O cuidar é zelar, o cuidar é proteger, o cuidar é orientar. Então, quando direciona um projeto desses para uma mãe em processo de gestação, a Prefeitura está olhando não só para a saúde da mulher, mas também para as diversas ações que impactam positivamente a vida da mãe e da criança. É uma forma de cuidar das mães, olhando para o futuro das crianças”, finaliza.