Aprendizes se formam em cursos ofertados pelo Fundo Social de Hortolândia

Cerca de 40 alunos se formaram nos cursos de Instalação de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica e Inspeção de Qualidade

Uma parceria que vem apresentando bons resultados. O Fundo Social de Solidariedade, órgão vinculado à secretaria de Governo, realizou, nesta quarta-feira (10/04), a 19ª formatura de cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A cerimônia de diplomação reuniu autoridades públicas, alunos e familiares na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Jd. Sumarezinho.

Presente no evento, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, participou da entrega simbólica dos certificados aos alunos. “Quando eu vejo esses alunos, eu acabo lembrando parte da minha história. Minha faculdade foram os cursos profissionalizantes que cursei no Senai. Fiz oito cursos na época, o que me capacitou para conseguir um emprego em uma multinacional e mudar minha vida. Hortolândia vive um momento muito especial, com os recentes investimentos em infraestrutura e a chegada de grandes empresas para nossa cidade. Esses cursos são a porta de entrada para muitos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho”, declarou Zezé Gomes. Entre as empresas que anunciaram, neste ano, investimentos no município estão a Microsoft e a Takoda Data Centers.

Recolocação no mercado formal de trabalho foi justamente o propósito que motivou o morador do bairro Chácaras Assay, Valdir Oliveira Peres, a participar do curso de Inspeção de Qualidade. “Estou há oito meses desempregado. Sempre quando fico sabendo dos cursos ofertados pelo Fundo Social, eu participo, porque, geralmente, esses cursos são bem caros. Este já é o terceiro curso do Fundo Social do qual participo. É uma alegria muito grande receber este certificado, que pode abrir as portas de emprego para mim”, revela Valdir, ao informar que já tem uma entrevista de emprego agendada em uma montadora de veículos da região.

Se para muitos alunos a participação nos cursos gratuitos ofertados pelo FunSol representa a expectativa de contratação no mercado de trabalho, para o morador do Pq. Hortolândia, Flávio Reti, o curso tem outro significado. “Eu sou professor aposentado, lecionava latim, português e inglês. Há alguns anos, tenho me aprofundado em conhecimentos sobre eletricidade, principalmente sobre repositores de TV, um hobby para mim. Com esse certificado em mãos, podemos dizer que tenho uma nova experiência de vida. Já sei projetar, dimensionar e executar uma microestação geradora de energia fotovoltaica, trabalho que contribui com a demanda energética em nosso país”, avalia.

A oferta de cursos profissionalizantes é uma das missões basilares do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia. Apenas neste ano, o órgão vinculado à Secretaria de Governo já disponibilizou cursos gratuitos nas áreas de Estética Facial, Design de Sobrancelhas, Técnicas de Vendas, Auxiliar de Logística e Assistente de Recursos Humanos, entre outros. Em 2023, foram mais de 400 alunos formados em 28 cursos. A presidente do FunSol, Maria dos Anjos, explica os impactos positivos com a oferta de cursos.

“O Fundo Social realiza diversas campanhas de cunho social, mas a qualificação profissional é algo que enche nossos corações de alegria, porque sabemos que esses cursos têm o poder de abrir as portas de emprego e mudar a vida de tantas pessoas. A qualificação é uma das primeiras etapas para realização de sonhos”, comenta.

Maria dos Anjos também contextualiza a parceria com o Senai para a oferta do curso de Instalação de Sistemas para Microgeração Fotovoltaica. “Devido aos recentes investimentos em energia limpa e renovável, Hortolândia ganhou reconhecimento nacional em geração de energia fotovoltaica. Aproveitando este gancho, nós identificamos uma demanda futura no mercado local por profissionais que estejam habilitados a atuarem neste segmento”, avalia Maria dos Anjos.

Também estiveram presentes na formatura o presidente e líder eclesiástico responsável pela unidade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Hortolândia, Marcos Molina, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Edivaldo Araújo. Durante o evento, o presidente do Poder Legislativo anunciou que a Câmara Municipal doou 43 computadores ao Fundo Social de Hortolândia. Os equipamentos serão usados em cursos de capacitação profissional.